Na última quinta-feira (6), por volta das 18h26, a Polícia Militar foi acionada via Copom para atender uma ocorrência de violência doméstica na Rua Oitenta e Quatro, na Vila Santa Maria, em Mauá da Serra. Segundo a mãe do adolescente, de 15 anos, ele chegou em casa alterado e tentou agredi-la e ao pai com uma faca.
Ao chegar no local, a equipe policial encontrou o menor em seu quarto e os familiares tentando acalma-lo. A mãe relatou que o filho havia saído de casa pela manhã e que, ao retornar, estava transtornado e com sinais de estar sob a influência de drogas. Ela ainda informou que o adolescente faz uso de medicamentos psicotrópicos para tratar o Transtorno Opositivo Desafiador (TOD).
A equipe conversou com o menor e com os familiares, e o adolescente decidiu tomar seus medicamentos, o que o deixou mais calmo. Os policiais orientaram a mãe a procurar ajuda profissional para o filho, inclusive a possibilidade de internação, a qual ela já havia buscado anteriormente. A equipe também reforçou a importância de acionar a polícia novamente em caso de novas ocorrências.
Prevenção e ajuda
O Transtorno Opositivo Desafiador (TOD) é um distúrbio mental que se caracteriza por padrões persistentes de comportamento negativo, hostil e desafiador. É importante buscar ajuda profissional para crianças e adolescentes com TOD, a fim de que recebam o tratamento adequado e possam ter uma melhor qualidade de vida.
Comentários: