Tribuna Digital

Quinta-feira, 07 de Novembro de 2024
Após repercussão ruim, Lula isenta atletas olímpicos do Imposto de Renda sobre prêmios em dinheiro

Esportes

Após repercussão ruim, Lula isenta atletas olímpicos do Imposto de Renda sobre prêmios em dinheiro

Fato ganhou repercussão após oposição verificar que o governo iria tributar os prêmio, o Senador Cleitinho até protocolou um projeto para isenção de impostos de medalhistas

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Em um importante passo para valorizar os atletas brasileiros, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta quinta-feira (8) uma medida provisória que isenta do Imposto de Renda os prêmios em dinheiro recebidos pelos atletas olímpicos e paralímpicos na conquista de medalhas nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Até então, apenas as medalhas e troféus físicos eram isentos de tributação. Os valores monetários recebidos pelos atletas eram considerados renda e incluídos na declaração anual do Imposto de Renda. Com a nova medida, os prêmios em dinheiro pagos pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) ficam isentos para esta edição dos Jogos.

A decisão do governo atende a uma demanda antiga dos atletas e de diversas entidades esportivas, que argumentavam que a isenção tributária era fundamental para reconhecer o esforço e o investimento dos atletas em suas carreiras. A Receita Federal, por sua vez, alegava que não tinha autonomia para dispensar a cobrança do imposto sem uma mudança na legislação.

Publicidade

Leia Também:

É importante ressaltar que a isenção se aplica apenas aos prêmios em dinheiro pagos pelo COB e COI. Valores recebidos de outras fontes, como confederações esportivas, federações, patrocinadores e clubes, continuam sujeitos à tributação.

A medida provisória tem validade de 120 dias e precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional para se tornar lei. Durante esse período, o texto pode sofrer alterações pelos parlamentares. Caso não seja aprovado, a isenção perderá a validade.

Com a nova medida, o governo demonstra seu compromisso em apoiar o esporte brasileiro e valorizar os atletas que representam o país nas competições internacionais. A isenção do Imposto de Renda sobre os prêmios em dinheiro é um importante incentivo para que os atletas possam se dedicar ainda mais aos treinamentos e alcançar resultados ainda melhores.

Comentários:
Tribuna Digital

Publicado por:

Tribuna Digital

O site Tribuna Digital foi criado em novembro de 2015 com o intuito de levar informação de qualidade e com credibilidade para o leitor.

Saiba Mais

/Dê sua opinião

Para você, como são as universidades brasileiras?

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Tribuna Digital no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar
Mercearia Mineira
Ketri Artes - Artesanato em MDF
Academia Sport Life
Academia Sport Life
Academia Sport Life
Tribuna Digital
Tribuna Digital

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )