Tribuna Digital

Sabado, 17 de Maio de 2025
Boi na brasa: alta dos preços do boi gordo esquenta o churrasco dos brasileiros

Economia

Boi na brasa: alta dos preços do boi gordo esquenta o churrasco dos brasileiros

Seca, exportação e alta demanda impulsionam os preços da carne bovina, deixando o churrasco mais caro

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A animação dos leiloeiros ao comentar os preços do boi gordo não é à toa. Em um mês, o preço da arroba do boi gordo subiu 24%, ultrapassando a marca dos R$ 300 em diversas regiões do país. Essa alta, que impacta diretamente no bolso do consumidor, é resultado de um conjunto de fatores que inclui a grave seca que assola o país, o aumento da demanda por carne bovina no mercado internacional e a consequente valorização do animal.

O boi gordo, pronto para o abate, é diretamente afetado pela falta de pastagem causada pela seca. Para alimentar os animais nesse período de escassez, os pecuaristas precisam recorrer a outros alimentos, o que eleva os custos de produção. Soma-se a isso o aumento das exportações de carne bovina, que bateu recorde no mês passado. A alta demanda externa, principalmente da China e dos Estados Unidos, pressiona os preços no mercado interno.

A consequência dessa escalada de preços é sentida diretamente no bolso do consumidor. A carne bovina, protagonista do churrasco brasileiro, teve um aumento de 2,97% em setembro, o maior avanço desde dezembro de 2020. Cortes como contrafilé (3,79%), patinho (3,15%) e costela (3,1%) ficaram mais caros. Apenas a picanha apresentou uma alta mais moderada, de 0,12%.

Publicidade

Leia Também:

O agro brasileiro, por sua vez, comemora os resultados. De janeiro a setembro, o faturamento com as exportações de carne cresceu 20%, atingindo a marca de US$ 9 bilhões. Para o próximo ano, as perspectivas são ainda mais otimistas, com a previsão de novos recordes.

Comentários:
Tribuna Digital

Publicado por:

Tribuna Digital

O site Tribuna Digital foi criado em novembro de 2015 com o intuito de levar informação de qualidade e com credibilidade para o leitor.

Saiba Mais

/Dê sua opinião

Vício em apostas tem que ser tratado como problema de saúde pública?

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Tribuna Digital no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar
Tribuna Digital
Ketri Artes - Artesanato em MDF
Mercearia Mineira
Academia Sport Life
Academia Sport Life
Tribuna Digital
Tribuna Digital

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )