A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) comunicou que as intensas chuvas ocorridas no final de semana dos dias 1º e 2 de novembro trouxeram impactos significativos à produção e distribuição de água em Apucarana e cidades vizinhas. Em alguns locais, o principal problema é a alta turbidez da água, resultado das fortes enxurradas, que comprometem o tratamento e a qualidade do fornecimento. Em outras áreas, as quedas de energia elétrica forçaram a interrupção dos serviços.
As cidades com potencial desabastecimento neste domingo, 2 de novembro, são Apucarana e Borrazópolis, afetadas pela turbidez da água; Jandaia do Sul, que enfrenta turbidez no Rio Marumbizinho e queda de energia no Poço Dourados; além de São João do Ivaí, Rio Branco do Ivaí e Bom Sucesso, que também sofreram interrupções devido à falta de energia.
A Sanepar recomenda que os moradores priorizem o uso da água para alimentação e higiene pessoal, ressaltando que o problema deve ser especialmente sentido por clientes sem caixa-d’água em suas residências. A ABNT orienta que todo imóvel tenha ao menos uma caixa-d’água de 500 litros, suficiente para abastecer uma família de até quatro pessoas por 24 horas.
A companhia informa que a Copel, responsável pela rede elétrica, já está com equipes trabalhando para restabelecer o fornecimento, embora ainda não haja previsão de normalização. Para suporte, o atendimento ao cliente da Sanepar está disponível pelo telefone 0800 200 0115, e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br e WhatsApp (41) 99544-0115. O aplicativo Sanepar Mobile e o site oficial também oferecem atualizações e serviços.

Comentários: