Os 16 emocionantes confrontos da terceira fase da Copa do Brasil foram sorteados na tarde desta quarta-feira (9), na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro, acendendo a chama da competição nacional. Esta etapa marcará a estreia de 12 clubes de peso, incluindo os oito representantes brasileiros na Copa Libertadores e os destaques das Séries A e B de 2024, elevando o nível da disputa. Os jogos de ida e volta estão agendados para as semanas de 30 de abril e 21 de maio, respectivamente, prometendo fortes emoções aos torcedores de todo o país.
O sorteio reservou um embate de titãs logo de cara: o Palmeiras, tetracampeão do torneio, medirá forças com o Ceará, em um duelo que coloca frente a frente duas equipes da elite do Campeonato Brasileiro. Outro gigante que já conhece seu adversário é o atual campeão Flamengo, que terá pela frente o aguerrido Botafogo-PB.
A terceira fase também será marcada por três clássicos regionais que prometem incendiar as arquibancadas. O Corinthians terá pela frente o Novorizontino, em um confronto paulista que já carrega rivalidade. No Nordeste, o Retrô-PE buscará surpreender o Fortaleza, enquanto no Sul, Brusque e Athletico-PR protagonizarão um duelo paranaense de tirar o fôlego.
A cerimônia na CBF não se limitou a definir os confrontos. Em seguida, um novo sorteio estabeleceu os mandos de campo, levando em consideração um critério importante de segurança pública: equipes da mesma cidade não poderão atuar como mandantes no mesmo dia, evitando assim possíveis conflitos e otimizando a logística das partidas.
Esta terceira fase marca uma mudança significativa no regulamento da Copa do Brasil, sendo a primeira a ser disputada em sistema de mata-mata com jogos de ida e volta. Em caso de igualdade no placar agregado ao final das duas partidas, a vaga para a próxima fase será decidida nas cobranças de pênaltis, adicionando uma dose extra de drama e imprevisibilidade aos confrontos.
Além dos 20 clubes que garantiram sua vaga nas fases anteriores, a terceira etapa contará com a entrada de 12 novas equipes de peso: Botafogo, Flamengo, Palmeiras, Fortaleza, Internacional, São Paulo e Corinthians, que disputam a atual edição da Libertadores, além do Bahia, também participante da competição continental. Completam a lista o Cruzeiro, nono colocado no Brasileirão 2024, o Santos, campeão da Série B do ano passado, o Paysandu, campeão da Copa Verde 2024, e o CRB, vice-campeão da Copa do Nordeste 2024.
A participação nesta fase da Copa do Brasil renderá aos clubes uma premiação de R$ 2,3 milhões por parte da CBF, um incentivo financeiro importante para as equipes na busca pela glória e pelas fases seguintes da competição.
Comentários: