Nos dias 22 e 23 de novembro de 2025, a cidade de Londres foi palco de um dos eventos mais prestigiados do calendário europeu de artes marciais: o Campeonato Aberto Inglês de Jiu-Jitsu (2025 English Open Jiu-Jitsu Championships). E foi lá, na Universidade de East London, que o faxinalense Hélio Rigo, hoje cidadão britânico, escreveu mais um capítulo marcante na sua trajetória esportiva — conquistando o título na categoria Master 4, Faixa Roxa, até 88 kg.
Hélio, que representa a tradicional Academia Carlson Gracie London, mostrou toda sua determinação e técnica refinada, características que sempre marcaram sua carreira. A vitória teve um sabor ainda mais especial: o atleta retornou aos tatames apenas seis meses após uma cirurgia no menisco, superando limitações físicas e provando mais uma vez que a força de vontade é o maior diferencial de um competidor de elite.
“Estou muito feliz por voltar a competir, seis meses depois de uma cirurgia no menisco. Só gratidão!”, declarou o campeão, emocionado após a disputa.
Do outro lado do Atlântico, os amigos, familiares e toda a comunidade faxinalense celebraram a conquista com muito orgulho. O Instrutor e tambem Faixa Roxa Carlos Bastiani, do Studio DOJO 247 / MSJJ de Faxinal, fez questão de externar suas felicitações:
“O Hélio é uma inspiração e exemplo para os mais velhos e uma referência para os mais novos. É um atleta completo, de técnica afiada e muita força. Um verdadeiro orgulho para toda a comunidade do jiu-jitsu, em especial para os jiujiteiros faxinalenses. Que ele continue firme na caminhada. OSS!”
A conquista de Hélio Rigo simboliza mais do que uma medalha — representa o esforço, disciplina e amor pelo jiu-jitsu que atravessa fronteiras. Hoje, ele não apenas ergue o nome de Faxinal mundo afora, mas também reforça o espírito do esporte: superação, humildade e dedicação contínua.
Parabéns, Hélio Rigo, por essa vitória inspiradora no 2025 English Open Jiu-Jitsu Championships. Que essa seja apenas mais uma de muitas conquistas que ainda virão nos tatames da vida

Comentários: