A Petrobras está cobrando um preço pela gasolina cerca de 7% superior ao que seria esperado, considerando o preço internacional do petróleo. Essa diferença, chamada de Preço de Paridade de Importação (PPI), tem gerado questionamentos, já que o petróleo atingiu seus menores níveis desde 2021.
A justificativa da estatal para manter os preços elevados é a necessidade de recompor o caixa, após um período em que as margens de lucro foram comprimidas. A CEO da Petrobras, Magda Chambriard, afirmou que a empresa está confortável com os preços atuais e não há previsão de redução.
O que isso significa?
Após o governo Lula ajustar a política de preços da Petrobras, a estatal chegou a ter seus preços 20% abaixo do mercado internacional. Essa situação, embora benéfica para os consumidores, gerou prejuízos para a empresa.
Com a recente alta do petróleo, a Petrobras enxerga uma oportunidade de aumentar suas margens de lucro e fortalecer sua situação financeira.
E os consumidores?
A manutenção dos preços da gasolina, mesmo com a queda do petróleo, pode gerar insatisfação entre os consumidores, que esperavam uma redução nos valores.
Comentários: