Uma mulher residente na Rua Céu Azul, no bairro Bela Vista em Cambira, foi vítima de um golpe do Pix na tarde de ontem, 28 de junho. A vítima, que prefere não ter seu nome divulgado, relata que recebeu uma ligação de um número desconhecido que se identificou como funcionário do banco. O golpista informou que havia uma compra não autorizada em sua conta e que ela precisaria verificar uma mensagem no WhatsApp para cancelar a transação.
Ao acessar o aplicativo, a vítima encontrou uma mensagem com o logotipo do banco e uma linha com caracteres que se assemelhava a um código Pix. Acreditando que era o link para cancelamento, ela clicou no código, mas na verdade estava autorizando uma transferência de R$ 4.650,00 para a conta do golpista.
Imediatamente após a transação, a vítima percebeu o erro e desligou a ligação. Ao verificar seu extrato bancário, constatou que o dinheiro havia sido debitado de sua conta. Para tentar reverter a situação, a vítima entrou em contato com o banco, mas foi informada que não seria possível recuperar o valor, pois a transação foi autorizada por ela mesma.
O golpe do Pix tem se tornado cada vez mais comum, e as vítimas são enganadas por criminosos que se passam por funcionários de bancos ou empresas. É importante estar atento e desconfiar de ligações, mensagens ou e-mails solicitando informações pessoais ou bancárias. Nunca clique em links desconhecidos ou forneça seus dados a estranhos.
Comentários: