Tribuna Digital

Terça-feira, 10 de Marco de 2026
Homem de 41 anos é salvo de afogamento por populares em Faxinal

Notícias Regionais

Homem de 41 anos é salvo de afogamento por populares em Faxinal

Ação Rápida de Testemunhas e Pilotos de Jet Ski Evita Tragédia em Faxinal

Imagens
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Na tarde deste domingo (1º de março de 2026), um homem de 41 anos, cujo nome não foi divulgado, escapou da morte graças à intervenção rápida de populares no Lago Saracura, em Faxinal, no Vale do Ivaí, Paraná. O incidente ocorreu por volta das 15h, quando o homem e um amigo decidiram pular do trampolim com o plano de nadar até a ilha no centro do lago. No meio do trajeto, a vítima começou a se cansar, perdeu o equilíbrio e afundou, lutando para se manter na superfície.

Testemunhas relataram que uma mulher, que estava próxima à ponte, não hesitou e mergulhou na água para resgatar o homem. Com esforço, ela o arrastou até a margem. Dois pilotos de jet ski, que passavam pelo local, aproximaram-se imediatamente para auxiliar na operação, ajudando a retirar a vítima da água com segurança. Enquanto isso, outros banhistas se mobilizaram para prestar os primeiros atendimentos, como verificação de respiração e estabilização, até a chegada das equipes especializadas.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Brigada Municipal de Faxinal foram acionados rapidamente e encaminharam o homem ao hospital local para avaliação médica. Informações preliminares indicam que ele estava consciente e fora de perigo ao ser transportado, sem sinais de complicações graves.

Publicidade

Leia Também:

O episódio mobilizou dezenas de frequentadores do lago, que elogiaram a solidariedade coletiva. "Foi impressionante como todos se uniram em segundos", comentou uma testemunha. Autoridades locais, como a Defesa Civil, reforçam o alerta: banhistas devem redobrar cuidados em áreas abertas, respeitar limites físicos, evitar natação sozinho e usar coletes salva-vidas em locais sem monitoramento. "Acidentes como esse são evitáveis com prevenção", alertou a Brigada Municipal.

Como prestar primeiros socorros em caso de afogamento

  1. Retire a vítima da água com segurança: Use boia ou auxilie com corda; evite se arriscar se não souber nadar.

  2. Verifique respiração e pulso: Incline a cabeça para trás e ouça por 10 segundos. Se não respirar, inicie RCP.

  3. Realize RCP: 30 compressões no peito (profundidade de 5-6 cm) alternadas com 2 respirações boca a boca. Continue até ajuda chegar.

  4. Coloque em posição lateral de segurança: Se consciente, mas tossindo, vire de lado para drenar água.

  5. Chame emergência (192 para Samu): Monitore até profissionais chegarem. Não dê comida ou bebida.

Comentários:
Tribuna Digital

Publicado por:

Tribuna Digital

O site Tribuna Digital foi criado em novembro de 2015 com o intuito de levar informação de qualidade e com credibilidade para o leitor.

Saiba Mais
Tribuna Digital
Tribuna Digital
Academia Sport Life
Academia Sport Life

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )