Tribuna Digital

Segunda-feira, 10 de Novembro de 2025
Irregularidades Eleitorais Marcam Eleições Municipais na Região

Política

Irregularidades Eleitorais Marcam Eleições Municipais na Região

Polícia registra casos de boca de urna, propaganda irregular e compra de votos durante o pleito em várias cidades do Vale do Ivaí

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Durante as Eleições Municipais de 2024, ocorridas no dia 6 de outubro, diversas irregularidades eleitorais foram registradas na cidade de Borrazópolis e outras localidades do Vale do Ivaí. As ações da Polícia Militar e denúncias de fiscais e eleitores resultaram em uma série de ocorrências envolvendo crimes eleitorais, como boca de urna, distribuição de materiais de campanha e até compra de votos.

Em Borrazópolis, logo no início do dia, foram encontrados materiais de propaganda eleitoral (popularmente conhecidos como “santinhos”) espalhados em vias públicas próximas aos locais de votação, como o Colégio José de Anchieta e a Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco. As propagandas faziam referência a candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores. A situação levou à confecção de um boletim de ocorrência.

Outro caso relevante ocorreu ainda pela manhã, quando uma equipe policial, após denúncia anônima, flagrou um comitê eleitoral em pleno funcionamento na Avenida Paraná. No local, estava ocorrendo a entrega de “santinhos”, prática proibida no dia do pleito.

Publicidade

Leia Também:

Durante a tarde, na Avenida Brasil, dois candidatos ao cargo de vereador foram detidos sob suspeita de boca de urna. Além dos materiais gráficos encontrados em sua posse, um dos candidatos tinha consigo R$ 5.113 em dinheiro vivo, levantando suspeitas de tentativa de compra de votos.

Casos semelhantes ocorreram em cidades vizinhas, como Marumbi, Ivaiporã, Kaloré e Jandaia do Sul, onde eleitores e candidatos foram flagrados distribuindo materiais de campanha ou praticando atos de propaganda eleitoral proibida. Em Ivaiporã, por exemplo, uma pessoa foi presa após ser flagrada tirando fotos da urna eletrônica, violando o sigilo do voto.

Além disso, em Bom Sucesso, um candidato foi denunciado por comprar sorvetes para eleitores em troca de votos. A prática de “boca de urna” foi amplamente observada em diferentes municípios, com apreensões de materiais de campanha e encaminhamentos à Polícia Civil para lavratura de termos circunstanciados.

As ocorrências evidenciam a necessidade de reforçar o cumprimento das leis eleitorais, a fim de garantir a lisura do processo democrático.

Comentários:
Tribuna Digital

Publicado por:

Tribuna Digital

O site Tribuna Digital foi criado em novembro de 2015 com o intuito de levar informação de qualidade e com credibilidade para o leitor.

Saiba Mais
Mercearia Mineira
Mercearia Mineira
Academia Sport Life
Academia Sport Life

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )