Tribuna Digital

Quinta-feira, 05 de Marco de 2026

Esportes

Lucas Pinheiro faz história: ouro inédito do Brasil em Olimpíadas de Inverno

Brasileiro domina slalom gigante em Bormio e conquista primeira medalha do país nos Jogos de Milão-Cortina

Tribuna Digital
Por Tribuna Digital
Lucas Pinheiro faz história: ouro inédito do Brasil em Olimpíadas de Inverno
Fabrice Coffrini | AFP
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Em um dia memorável, 14 de fevereiro de 2026, Lucas Pinheiro, de 25 anos, escreveu seu nome na história do esporte brasileiro. Nascido em Oslo, na Noruega, filho de mãe brasileira, o esquiador largou na frente no slalom gigante das Olimpíadas de Inverno de Milão-Cortina, em Bormio, Itália, e não cedeu a liderança. Sob neve persistente e temperatura de 3ºC, ele completou duas descidas quase perfeitas, somando 2min25s00 – 58 centésimos à frente do suíço Marco Odermatt, vice-campeão com 2min25s58. O terceiro lugar ficou com Loic Meillard, também suíço, em 2min26s17.

Esse ouro representa a primeira medalha do Brasil em Jogos de Inverno, superando o nono lugar de Isabel Clark no snowboard de Turim-2006, melhor resultado desde Albertville-1992. É também a primeira da América Latina e a terceira do Hemisfério Sul, após Austrália e Nova Zelândia. Pinheiro, que trocou a nacionalidade norueguesa em 2024 após Pequim-2022 sem pódio, elevou o esqui alpino brasileiro a um novo patamar em um país sem tradição em neve.

Na primeira descida, como pioneiro na pista intocada, Lucas marcou 1min13s92, 95 centésimos melhor que Odermatt. "Me senti conectado com o coração. O povo do Brasil assistindo. Tentei esquiar do jeito que sou", disse ele à TV Globo. Na segunda, como 30º a descer em ordem inversa, enfrentou neve "quebrada" e marcas de rivais, mas cravou 1min11s08. "Foi uma guerra. Encontrei equilíbrio", explicou.

Publicidade

Leia Também:

Emocionado, Pinheiro se jogou na neve com lágrimas nos olhos. "Inexplicável. Quero inspirar crianças: não importa de onde você é, as roupas ou a cor da pele. O que importa é o que existe dentro. Levei a bandeira brasileira ao pódio. É do Brasil!", declarou ao repórter Guilherme Roseguini. O hino nacional ecoou ao som do "Tema da Vitória", eternizado por Ayrton Senna.

Giovanni Ongaro, 22 anos, nascido em Clusone, Itália, e também filho de brasileira, estreou em 31º, com 2min34s15. Ele melhora do 35º na primeira descida. Outros brasileiros seguem: Ongaro e Christian Oliveira no slalom masculino (16/02), e Alice Padilha no feminino (quarta).

A vitória impulsiona o Brasil no quadro de medalhas. Pinheiro, que aprende forró com a namorada atriz, volta ao slalom – prova mais técnica, com portas a 13m – mirando bicampeonato.

Comentários:
Tribuna Digital

Publicado por:

Tribuna Digital

O site Tribuna Digital foi criado em novembro de 2015 com o intuito de levar informação de qualidade e com credibilidade para o leitor.

Saiba Mais
Academia Sport Life
Academia Sport Life
Mercearia Mineira
Mercearia Mineira

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )