Na manhã desta quinta-feira (6 de junho de 2024), uma megaoperação conjunta da Receita Federal e da Polícia Federal deflagrou a Operação Anemia, visando desarticular uma organização criminosa especializada na importação ilegal de produtos estrangeiros. A ação, que contou com a participação de mais de 250 agentes, cumpriu 53 mandados de busca e apreensão e 7 de prisão preventiva em cidades dos estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás.
As investigações revelaram um esquema complexo de importação ilegal de produtos de diversos países, incluindo Estados Unidos, China e Hong Kong, com destino final a grandes centros comerciais populares e lojas de eletrônicos em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Goiás e Distrito Federal. A organização criminosa se valia de uma rede de empresas de fachada e offshores para viabilizar a operação, utilizando inclusive criptomoedas para ocultar a origem ilícita dos recursos.
Operação mira lavagem de dinheiro e sonegação fiscal
Além da importação ilegal, a Operação Anemia também apura crimes de lavagem de dinheiro e sonegação fiscal. As investigações apontam para a movimentação de R$ 700 milhões em apenas uma das empresas utilizadas pela organização, sem o devido registro em seus livros contábeis.
Empresas de fachada e offshores ocultavam origem ilícita
Para dar aparência de legalidade às suas atividades, a organização criminosa utilizava empresas de fachada sem capacidade operacional real. Essas empresas registravam receitas fictícias para justificar a distribuição de lucros aos sócios e dissimular a origem ilícita dos recursos.
Ação conjunta visa desarticular organização e recuperar o prejuízo aos cofres públicos
A Operação Anemia é um duro golpe contra o contrabando e a lavagem de dinheiro no Brasil. A ação conjunta da Receita Federal e da Polícia Federal visa desarticular a organização criminosa, recuperar o prejuízo aos cofres públicos e coibir a prática de crimes que lesam a concorrência leal e colocam em risco a saúde e a segurança da população.
Os resultados da operação até o momento:
- 53 mandados de busca e apreensão cumpridos;
- 7 prisões preventivas;
- R$ 700 milhões em movimentações financeiras suspeitas;
- Apreensão de bens imóveis, veículos, dinheiro em espécie, obras de arte, joias, criptoativos e outros itens de luxo.
A Operação Anemia ainda está em andamento e novas informações podem ser divulgadas em breve.
Comentários: