A Polícia Civil do Paraná (PCPR) desmontou nesta sexta-feira (24) uma organização criminosa especializada em abigeato, atuante em cidades do Noroeste do estado. A operação ocorreu simultaneamente em Londrina, Ortigueira e Califórnia, resultando na prisão de duas pessoas. A ação cumpriu oito mandados judiciais, incluindo quatro prisões preventivas e quatro buscas e apreensões, expedidos pela Vara Criminal de Cruzeiro do Oeste.
Segundo o delegado Leonardo Queiroz, as investigações apontam que o grupo agia desde o início de 2024, realizando levantamentos nas propriedades rurais, identificando pontos vulneráveis e monitorando as fazendas para furtar o gado durante a madrugada. Os criminosos utilizavam caminhões com placas falsas para transportar os animais principalmente para a região de Londrina.
Durante a apuração, a Polícia Militar prendeu dois integrantes do grupo em posse de caminhões adulterados e gado furtado nas cidades de Nova Esperança e Rolândia. Foram identificados quatro grandes furtos atribuídos à quadrilha na região de Cruzeiro do Oeste, totalizando mais de 300 cabeças de gado subtraídas:
-
6 de janeiro de 2024, Tuneiras do Oeste: 21 cabeças furtadas
-
2 de abril de 2024, Cruzeiro do Oeste: 48 cabeças furtadas
-
23 de setembro de 2024, Tapejara: 75 cabeças furtadas
-
20 de novembro de 2024, Tapejara: 37 cabeças furtadas
Um dos principais investigados, de 42 anos, já cumpria prisão por outro crime de abigeato ocorrido em dezembro de 2024, em Paranapoema. Os presos foram encaminhados ao sistema penitenciário e a polícia continua as investigações para identificar outros envolvidos.

Comentários: