Um verdadeiro achado, ou melhor, um flagrante de desperdício e descaso. A atual gestão da Prefeitura de Apucarana encontrou, no início de janeiro, um depósito com mais de mil placas de trânsito abandonadas no Aeroporto Capitão João Busse. O material, avaliado em R$ 200 mil, estava estocado há anos e nunca foi utilizado, enquanto a cidade sofria com a falta de sinalização adequada.
A descoberta foi feita durante uma vistoria de rotina no aeroporto, e a situação causou indignação no prefeito Rodolfo Mota e no secretário de Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Mobilidade, major Vilson Laurentino da Silva. "Enquanto isso, muitos locais necessitam há muito tempo de uma sinalização adequada e que garanta maior segurança, tanto em bairros quanto na área central de Apucarana", lamentou o prefeito.
O levantamento inicial contabilizou 1.065 placas de sinalização vertical de trânsito, além de dezenas de placas de sinalização turística, de indicação de estradas rurais, de parques e de entradas da cidade. A maioria das placas estava em área coberta e protegida, mas algumas foram encontradas abandonadas na área externa, expostas ao tempo.
A atual gestão estima que o material encontrado representa um investimento de mais de R$ 200 mil. No entanto, algumas placas não poderão ser utilizadas, pois já estão fora do padrão do Código de Trânsito. A maioria, porém, está em boas condições e será reaproveitada.
"Temos muitos problemas em cruzamentos, por exemplo, que conseguiremos resolver com esse estoque que encontramos. Vamos adquirir outros materiais também e fazer uma sinalização adequada em toda a cidade", ressaltou o prefeito Rodolfo Mota.
De acordo com o major Vilson, o depósito contém placas para diversas necessidades de trânsito, como "pare", "siga em frente", "proibido estacionar", "semáforo", "embarque e desembarque", "carga e descarga", "proibido retorno", "proibida conversão", "sentido de circulação na rotatória", "área de estacionamento rotativo" e "vaga para idoso", entre outras.
O secretário informou que há muitos pedidos de placas feitos pela população, muitos deles via protocolo. "Vamos analisar os pedidos, verificando qual deles realmente têm viabilidade. Já começamos a colocar essas placas que foram encontradas e vamos intensificar o trabalho, dentro de um planejamento elaborado pela nossa equipe", completou.
A prefeitura está concluindo o inventário do material e elaborará um cronograma para dar uma destinação às placas. A expectativa é que, em breve, a sinalização de Apucarana seja significativamente melhorada, garantindo mais segurança e organização no trânsito.
Comentários: