Tribuna Digital

Terça-feira, 11 de Novembro de 2025
STF forma maioria para liberar nepotismo no serviço público

Notícias Regionais

STF forma maioria para liberar nepotismo no serviço público

STF mantém permissão para nomeação de parentes em cargos políticos

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria ao votar pela manutenção da regra que permite a nomeação de parentes para cargos de natureza política. Em sessão nesta quinta-feira (23), seis ministros seguiram o relator Luiz Fux, que defendeu a prerrogativa do chefe do Executivo na escolha de secretários e cargos similares, desde que observados critérios técnicos e a proibição do nepotismo cruzado.

O placar foi de 6 a 1, com o ministro Flávio Dino divergindo, argumentando que "legalidade e afeto não se combinam" e criticando a nomeação de parentes no serviço público. O julgamento foi suspenso e será retomado em 29 de outubro, aguardando os votos dos ministros Edson Fachin, Gilmar Mendes e Cármen Lúcia, que ressaltou o desafio de cumprir o princípio da impessoalidade quando parentes ocupam cargos, especialmente em órgãos de controle.

A controvérsia surgiu após recurso questionar a lei municipal de Tupã (SP), de 2013, que proibia nomeações de parentes na gestão pública local, contrariando o entendimento do STF que desde 2008, quando editou súmula vinculante, proíbe nepotismo para cargos públicos em geral, mas exclui desse conceito os cargos políticos.

Publicidade

Leia Também:

Comentários:
Tribuna Digital

Publicado por:

Tribuna Digital

O site Tribuna Digital foi criado em novembro de 2015 com o intuito de levar informação de qualidade e com credibilidade para o leitor.

Saiba Mais
Mercearia Mineira
Mercearia Mineira
Academia Sport Life
Academia Sport Life

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )