• Édi Willian Moreira dos Santos

Primeira igreja Assembleia de Deus do Paraná comemora 90 anos em Faxinal



A Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Faxinal, comemorou ontem (15/09) 90 anos de fundação, sendo que a mesma é a primeira Assembleia de Deus do Estado do Paraná.


O trabalho começou em terras dos Elói (hoje denominado Bairro do João Vieira), onde existia um templo de madeira pequeno e simples e os crentes da época eram: Júlio Elói, Antônio Elói, Otavio Sabino de Almeida (Cananéia), os Totós que são os Loureiro de Melo, Joaquim Loureiro de Melo e seus filhos. Na época foram a Itararé SP e conheceram o Pastor Bruno Skolimowviski o qual tinha levado o movimento da Igreja Primitiva, sendo que os pioneiros foram até o interior de São Paulo para conhecer o Evangelho e voltando ao Distrito Policial de São Sebastião (hoje Faxinal), Cirilo Alves e Otávio Sabino de Almeida, se reuniram com Joaquim Loureiro de Melo, e no DOMINGO, DIA 15 DE SETEMBRO DE 1929, iniciaram o Movimento Pentecostal, fundando a IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS DE FAXINAL.


Nesses 90 anos a Igreja representa muito a comunidade faxinalense, pois, oferta gratuitamente atendimentos no Lar Pastor Luiz Santiago, para idosos, efetua um grande trabalho social com a campanha do quilo de alimento, oferta aulas de música e teologia gratuitamente a toda comunidade, entre outros benefícios.


Atualmente é presidida pelo Pastor Dênio Staner Storbem, grande homem de Deus e que em 5 anos na presidência, conquistou o respeito e admiração da Diretoria dos fiéis assim como de toda sociedade faxinalense, visto que recentemente recebeu o Título de Cidadão Honorário Faxinalense.


Possui cerca de 1.800 membros e conta com 12 congregações (todas próprias e reformadas) e o templo sede em Faxinal, que recebeu recentemente obras de ampliação e melhorias e que no próximo ano terá nova fachada e ampliação de lugares.


Em comemoração aos 90 anos ontem (15/09) foi realizado um culto ao ar livre, em frente o templo sede, onde aproximadamente 2.000 pessoas festejaram o momento histórico.


A Câmara de Vereadores de Faxinal, por propositura do Vereador José de Oliveira (Zé do Gás), concedeu a Igreja o Título de Honra ao Mérito pelo aniversário e pelos relevantes serviços prestados ao município.


O Prefeito Gallo, entregou o Título Estadual de Menção Honrosa a Igreja, emitido pela Assembleia Legislativa do Paraná por propositura do Deputado Alexandre Curi, pelos relevantes serviços prestados à população faxinalense e por ser a Igreja Mãe do Estado do Paraná, visto que os fundadores após 30 dias deslocaram-se a Curitiba para fundar a Igreja AD Curitiba, que comemora seus 90 anos exatamente em 15/10.

329 visualizações
  • Instagram
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon