• Édi Willian Moreira dos Santos

Alunos participam da fase regional dos Jogos Escolares em Jandaia do Sul


A fase regional dos 66º Jogos Escolares do Paraná (JEPS) tem início nesta sexta-feira (31), em 13 municípios do Estado. Jandaia do Sul, que está localizado na região Norte Central – distante aproximadamente 386 quilômetros de Curitiba –, será sede da etapa válida pelo Núcleo Regional de Educação (NRE) de Apucarana.


De acordo com a diretora do Departamento de Educação e Esportes do município, Jucimara Tomazini, a cerimônia de abertura do evento será às 20h, no Ginásio de Esportes Osmar Panício. “A solenidade é um momento especial para os quase 1,5 mil alunos-atletas que vão participar dos jogos. Eles serão recebidos e aplaudidos pela comunidade, bem como os professores e dirigentes, que durante esses dias deixam seus lares para acompanhá-los”, comenta Jucimara.


Além do desfile das delegações, acendimento da pira olímpica e juramento do atleta, haverá apresentações artísticas e homenagens. “Queremos valorizar quem ainda luta pela educação e pelo esporte. São duas áreas que devem caminhar juntas e que fomentam valores que Jandaia do Sul acredita, como a questão do desenvolvimento humano. Apesar de simples, esperamos que o dia de hoje fique marcado na vida de cada um dos envolvidos”, destaca a diretora.


Ela reforça que a partir desta sexta, Jandaia se torna a “casa” dos 16 municípios que o NRE de Apucarana abrange. “São pais que confiaram em nós a segurança de seus filhos. São crianças e adolescentes que vêm com sonhos, esperançosos por superar limites. Estamos trabalhando há meses para atingir as expectativas criadas, para oferecer a eles o melhor acolhimento, com condições apropriadas de alojamento, higiene, alimentação. Cabe aos nossos munícipes o papel de incentivadores, comparecendo na abertura, torcendo.”


NÚMEROS

Em 2019, haverá representantes dos 16 municípios do NRE: Apucarana, Arapongas, Bom Sucesso, Borrazópolis, Califórnia, Cambira, Cruzmaltina, Faxinal, Jandaia do Sul, Kaloré, Marilândia do Sul, Marumbi, Mauá da Serra, Novo Itacolomi, Rio Bom e Sabáudia. Ao todo, são 1.462 alunos-atletas inscritos – sendo 1.300 do ensino regular e 162 ACD (Atletas Com Deficiência) –, de 63 instituições de ensino, entre públicas, particulares e conveniadas.


DISPUTAS

As partidas vão ocorrer nas modalidades de atletismo, basquetebol, futsal, handebol, tênis de mesa, voleibol e xadrez; no ensino regular, entre alunos-atletas de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos, feminino e masculino. Há também disputas na categoria ACD. Os campeões das modalidades individuais e coletivas são classificados para a fase macrorregional dos Jogos Escolares do Paraná, que este ano terá como sede Cambé para os estudantes da regional de Apucarana.

Por: COM/JEPS

Lilian Nariai

9 visualizações
  • Instagram
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon