• Édi Willian Moreira dos Santos

Assentamento Egídio Bruneto recebem título da terra em Rio Branco do Ivaí


Os assentados do MST na cidade de Rio Branco do Ivaí, receberam os títulos definitivos de suas terras.


No evento, o Prefeito Pedro Taborda, o ex-governador Pessuti, os deputados federais, Sérgio Souza e Ênio Verri, superintendente regional do INCRA e outras autoridades, participaram do evento, onde juntamente com o Superintendente do INCRA Paraná - Ministério da Agricultura, Robson Bastos, realizaram a entrega títulos da terra, para os produtores rurais, que fazem parte do assentamento Egídio Bruneto, onde antes eram acampados da antiga Fazenda Mestiça, que foi inaugurado em 2013, no mês julho, data em que foi oficializada a compra, venda e divisão da propriedade, para cerca de 200 famílias, com a liderança do senhor Ireno Prochnow, Damaceno.


Os 2.911 hectares da área, naquele ano, custou 24,5 milhões de reais, sendo o processo de compra feito com base no decreto federal nº 433/92, que regulamentou a aquisição para fins de Reforma Agrária. O Assentamento fica cerca de 20 Km do centro do município de Rio Branco do Ivaí e foi ocupado no dia 1 de setembro de 2007, por aproximadamente mil famílias.


Em sua fala o prefeito Pedro Taborda, agradeceu a todos que fizeram parte desta história, citando exemplo do Pessuti, Sérgio Souza e outros, também falou da importância do assentamento, que transformou a economia de Rio Branco.


Segundo ele, se não fosse o assentamento, a cidade estava vivenciando um de suas piores crises, ressaltou o apoio do seu governo aos assentados, em obras de readequação de estradas, que aconteceu logo no início deste mandato. Com o recebimento do título da terra, os assentados passam a ser os verdadeiros donos da propriedade, tendo assim mais facilidade para contratar financiamentos, mais segurança para fazer investimentos, enfim, uma nova era se inicia, após uma luta que já dura décadas.


Com as entregas realizadas nessa sexta-feira, é realizada realmente a reforma agrária, sendo que somente o no ano passado, o Governo Bolsonaro entregou mais de 10 vezes a quantidade de títulos entregues nos últimos 20 anos.

39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo