• Édi Willian Moreira dos Santos

Caso de raiva animal é detectado em Grandes Rios


Um caso de raiva em animais foi detectado no município de Grandes Rios e foi anunciado nesta terça-feira pelo médico veterinário Alfredo, da Unidade da ADAPAR de Faxinal.


Segundo o médico, um foco de raiva animal foi detectado no município de Grandes Rios, na região do Ribeirão Bonito, sendo que com a descoberta desse foco, a ADAPAR recomenda a vacinação de todos os bovinos, bubalinos e equinos em um raio de 12 km do foco, que compreende todo o município de Grandes Rios, uma parte de Cruzmaltina, Faxinal, Ivaiporã e Jardim Alegre, além do Assentamento Maila Sabrina, de Ortigueira.


A raiva é uma doença endêmica da América do Sul que não tem cura e uma vez contaminado, o animal morre, ela pode ser transmitida de animais para humanos, levando-os à morte. Ela é transmitida pelo morcego hematófago, ou seja, o que se alimenta com sangue, os principais sinais da doença são o andar cambaleante do animal, a falta de apetite, mugido constante e salivação intensa até a morte.


A vacina vale um preço baixo em relação aos prejuízos que ela pode causar, a Adapar recomenda a vacinação para prevenção da doença em caso de animais com sinais neurológicos.

126 visualizações0 comentário
  • Instagram
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon