• Édi Willian Moreira dos Santos

Conheça o desafio da Baleia Azul que vem gerando uma onda de suicídios entre jovens



Um jogo criado como uma notícia falsa e divulgada em uma rede de televisão estatal da Rússia, se espalhou a partir de 2015, mesmo sendo uma notícia falsa, a notícia do jogo criou uma onda entre os jovens que de acordo com a repercussão da notícia, teria passado a existir.

O jogo tem uma proposta que leva os jovens a realizar tarefas que culminam na prática do suicídio. No “jogo” Baleia Azul, os adolescentes relatam receber mensagens em redes sociais com tarefas a serem cumpridas. Nas conversas, um grupo de organizadores, chamados “curadores”, propõe 50 desafios macabros aos adolescentes, como fazer fotos assistindo a filmes de terror, automutilação desenhando baleias com instrumentos afiados no corpo e ficar doente.

No Brasil vários casos vem ocorrendo durante as últimas semanas e casos começa a chamar atenção do país, mortes ocorreram e estão sendo investigadas, com fortes indícios de serem causadas a partir do jogo.

Somente na madrugada desta terça-feira (18), de acordo com informe divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, 5 adolescentes entre 13 e 17 anos, foram atendidos e encaminhados para acompanhamento em Centro de Atenção Psicossocial (Caps). Em todos os casos, havia sinais de automutilação e ingestão de medicamentos. Porém ainda não há confirmação se os casos têm relação com o jogo. A Prefeitura solicitou investigação à Polícia Federal.

Outro alerta que está sendo feito é sobre o seriado 13 Reasons Why, que se encontra na plataforma Netflix, que conta a história de uma garota que deixa fitas cassetes explicando as razões que a levaram a cometer suicídio. Segundo especialistas, os pais e responsáveis não precisam proibir o adolescente de ver a série, mas devem preferencialmente assistir junto e conversar sobre o assunto.

Os desafios do jogo são os seguintes:





Os pais devem ficar atentos com o comportamento das crianças e adolescentes, pois a grande maioria dos envolvidos com o jogo estão na idade entre 13 e 18 anos, porém existem casos onde jovens com mais de 18 anos foram vítimas do mesmo jogo.

Segundo vários sites que abordaram o tema do jogo, os jovens que estão sendo as principais vítimas do jogo, pois nessa fase da vida estão em formação psicológica e são facilmente influenciáveis, principalmente por gostarem de desafios, de romper limites e principalmente desafiar a autoridade dos pais.


42 visualizações
  • Instagram
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon