• Édi Willian Moreira dos Santos

Conselho Regional de Odontologia emite nota autorizando dentistas a aplicar botóx



Após a Justiça Federal no Rio Grande do Norte conceder liminar para proibir a aplicação de botox e preenchedores faciais para fins estéticos por dentistas.

O Conselho Regional de Odontologia de Faxinal emitiu uma nota onde indica que o cirurgião dentista está apto e habilitado para a aplicação dos preenchimentos faciais e toxina botulínica.

A decisão, assinada no dia 15, atendeu a um pedido cautelar feito pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBPC) contra o Conselho Federal de Odontologia (CFO). Na ação, a SBPC alegou que o uso da toxina botulínica (botox) e do ácido hialurônico para procedimentos estéticos invasivos na face extrapola a área de atuação dos dentistas, por tratar-se de atribuição dos profissionais formados em medicina. Além disso, a conduta coloca os pacientes em risco, segundo a entidade.

Ao decidir a questão, a juíza Moniky Mayara Costa Fonseca, da 5ª Vara Federal em Natal, concordou com os argumentos e decidiu suspender a Resolução 176/2016, do CFO, que permitiu os procedimentos estéticos. A magistrada entendeu que a norma invade os limites legais da área de atuação dos médicos, mesmo advertindo os dentistas de que os procedimentos devem ser realizados dentro da área anatômica de sua especialidade.


7 visualizações0 comentário