• Romulo Moreira Dos Santos

Em tempos de pandemia grupo de Whatsapp reencontra amigos de infância em Cruzmaltina


Com o domínio da internet em praticamente todos os setores, muito se fala a respeito do uso das redes sociais em nossos dias, o que acabou crescendo ainda mais devido à inviabilidade de encontro presencial, em razão do distanciamento social que se tornou necessário, motivado pela pandemia que assola o planeta. Mas um fato curioso está acontecendo em Cruzmaltina, cidade de 3 mil habitantes, no Vale do Ivaí/PR, onde um ex-morador do lugar teve a ideia de criar um grupo de WhatsApp para tentar reencontrar amigos; a iniciativa deu certo, em 4 meses mais de uma centena de amigos de longa data puderam se reencontrar no grupo, e mesmo virtualmente estão recordando o passado e matando saudades do tempo de infância.


Na verdade é próprio do ser humano o saudosismo pelo lugar onde nasceu e viveu a infância e juventude, período quase sempre marcante na vida das pessoas, e não foi diferente para o cruzmaltinense Mário Francisco de Paula, que em 1975, aos 12 anos de idade, deixou a terra natal, e na companhia dos pais foi para Curitiba, onde reside na região da Colônia Orleans. Filho de Geraldo Francisco de Paula, conhecido Cilico carroceiro e dona Maria Domingues Machado de Paula, conta que a saudade era constante e 12 anos se passaram, quando em julho de 1987 se aventurou a visitar Cruzmaltina, chegou de ônibus durante a madrugada, e sem ter a quem recorrer dormiu num banco de madeira na rodoviária, e confessa: “foi a noite mais longa da minha vida”. Mas nem isso conseguiu tirar-lhe a alegria na manhã seguinte, e foi rever vários pontos tanto da área urbana como também rural, que tinha na lembrança, para matar saudades. Desde então retornou por várias vezes a passeio, inclusive trazendo os pais para rever amigos e a cidade, numa clara evidência de que o carinho por Cruzmaltina sempre existiu. Foi então que retornando da última visita que fez em janeiro último, teve a ideia de criar um grupo de WhatsApp, com o objetivo de oportunizar o reencontro de amigos de infância do lugar.




Assim o Grupo “Lembranças de Cruzmaltina” foi criado em 14 de junho de 2020, e desde então tem provocado grande satisfação aos mais de cem membros adicionados, que graças a essa oportunidade puderam se reencontrar e hoje relembrar estórias e histórias construídas desde a existência da cidade, que já passou por Mamoré, Jardim Flórida, Lascado e finalmente Cruzmaltina. Inicialmente o grupo focou em postagens de fotos antigas dos anos 60, 70 e 80. Motivado pelo isolamento social em razão da pandemia que se vive, o grupo passou a ter maior importância na vida de seus integrantes, e acabou se transformando em um ponto de encontro diário, onde se revive momentos e histórias lindas dos idos tempos de infância. Se tornou o local onde se divulgam homenagens especiais às famílias e pessoas, desde datas festivas até brincadeiras sadias, chegando a ser considerado uma verdadeira terapia, atualmente com mais de duas mil fotos publicadas, em seu acervo. Afinal, são mais de uma centena de pessoas espalhadas, que vivem saudosamente suas raízes, em cidades e regiões além fronteiras, até então identificadas nos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rondônia, e que seguirá reencontrando amigos de infância há mais de 40 anos distantes, grupo esse que vislumbra novos horizontes e espera crescer muito mais na medida em que forem chegando novos integrantes espalhados mundo a fora, na certeza de que o céu é o limite. Para comemorar as conquistas, o grupo está organizando um encontro de confraternização em Cruzmaltina para assim que terminar a pandemia, e promete muitas atrações.

(Texto: João Pedro Taborda)

(Novas adições: 41-99590-9662 - Mário)

75 visualizações
  • Instagram
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon