• Édi Willian Moreira dos Santos

Exército constrói ponte em 10 dias


Uma ponte provisória que fará a transposição no Rio Taquara, entre o distrito de Paiquerê e o patrimônio de Guairacá, no município de Londrina, deverá ser finalizada até a próxima quinta-feira (03). O trabalho é executado desde o dia 23 de fevereiro por 35 militares do 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado, de Porto União (SC).

Segundo o capitão André Luiz Araújo, que comanda a equipe, o trânsito deverá ser liberado na sexta-feira (4). Ele informou que, neste momento, os militares estão encaixando manualmente as peças da ponte, que é composta por módulos pré-moldados de aço. Os módulos são montados sobre roletes e, depois de encaixados, a ponte poderá ser empurrada até o local. Quando finalizada, a estrutura medirá 57 metros de comprimento, ligando as margens do rio.

"A equipe já preparou o terreno do local e já nivelou a base da ponte. O trabalho está cerca de 60% concluído", disse o capitão. Ele informou que o limite de carga que a ponte pode suportar foi aumentado para 60 toneladas, 20 toneladas a mais do que havia sido informado anteriormente. "A equipe conseguiu deixar uma distância de segurança maior entre o apoio da ponte e a margem, proporcionado maior segurança e absorção de carga", disse.

As chuvas ocorridas no dia 11 de janeiro danificaram total ou parcialmente 45 pontes. Deste total, 22 estruturas já foram recuperadas.

Fonte: Bonde


8 visualizações
  • Instagram
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon