• Édi Willian Moreira dos Santos

Família criadora do plantio direto no Brasil lança método que pode aumentar produção do soja



Quando os irmãos Hebert e Ulrich Bartz lançaram no Brasil o plantio direto, foram chamados de loucos por muitos, na época a forma inovadora de plantar era vista com desconfiança, hoje em dia, grande parte dos agricultores utilizam o método.

Agora o filho de Ulrich Bartz, o agricultor Bodo Bartz criou uma nova técnica que pode aumentar a produção do soja, gastando muito pouco, pois se trata de reaproveitamento de pneus e trabalho manual. Segundo a ideia mostrada na página "Os Brutos do Campo", o teste está sendo feito para quebrar o meristema apical da planta, fazendo com que a planta gere mais ramificações e aumente a produtividade, sem a utilização de mais agrotóxicos. A técnica consiste em passar sobre as plantas, ainda no início de sua formação, com uma linha de pneus que irá realizar a quebra do meristema apical da planta, com a planta ainda pequena, ela deverá criar mais ramificações para regenerar o caule e assim poderá aumentar a produtividade.

O método está sendo aplicado na cidade de Faxinal, na propriedade pertencente a família Bartz, onde Ulrich e Bodo plantam a muitos anos, sempre com grande produtividade.

O teste está sendo novamente criticado por muitos nas redes sociais, pois acham que o amassamento da planta pode ser prejudicial para o desenvolvimento da planta, mas para quem já tem a experiência de criar e introduzir técnicas eficientes no Brasil, o certo é esperar e ver se a nova técnica trará benefícios ou não para a cultura de soja no Brasil.


  • Instagram
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon