• Romulo Moreira Dos Santos

Faxinal confirma primeiro óbito por COVID–19


A Secretaria de Saúde de Faxinal, por meio da Equipe Sentinela de combate e proteção ao Coronavirus, confirmou oficialmente neste sábado (15/08), o primeiro óbito em decorrência do Coronavirus. Trata-se de um paciente do sexo masculino, com idade de 73 anos, residente na Zona Rural em Faxinalzinho, que enfrentava severos problemas renais. O Paciente recebeu atendimento do serviço de saúde de Mauá da Serra, onde habitualmente mantinha atendimentos médicos por razões particulares, e estava em tratamento renal, situação que culminou com seu internamento, porém não resistiu e veio a óbito, no dia (07/08), sendo que seguido todo protocolo até então como “suspeito”, pois seu exame fora coletado e enviado ao Lacen/PR. Na tarde de sexta feira 14/08, chegou o resultado positivo para Coronavirus, e após os trâmites de investigação epidemiológica em parceria com a Epidemiologia de Mauá da Serra, a confirmação deste óbito foi computado no boletim oficial para Faxinal.


A Secretaria de Saúde afirma que desde 19 de março quando iniciaram os trabalhos em Faxinal, todas as medidas foram tomadas, seja no combate ou na prevenção, mas como a situação é mundial, é evidente que não seríamos exceção, e estamos suscetíveis a outros episódios como este, por isto a necessidade de manter os cuidados.


O Secretário Fernando Decarle de Campos disse: “Todo trabalho veem sendo realizado, com a Equipe Sentinela, com os demais profissionais da saúde, com a parceria do COE – (Centro de Operações Especiais local, que é o Comitê responsável pelas decisões quanto as medidas de regramento e afrouxamento social), com todas as Secretarias Municipais, Conselho Municipal de Saúde e com o acompanhamento do Ministério Público da Comarca. Acreditamos que tudo está sendo realizado, e lutamos ao máximo para que não ocorresse esta situação de perder um cidadão para esse vírus.


O Secretário aproveitou para atualizar o Boletim do Coronavirus em Faxinal que apresenta: 65 Positivos (04 teste rápido e 61 pelo Lacen), 53 curados, 09 em tratamento, 27 em isolamento domiciliar, 18 aguardando resultado e 01 óbito.


Semana passada o Boletim Estadual atribuiu outro óbito a Faxinal, mas que em Nota Oficial da Saúde foi esclarecido ser de outro município e será corrigido o Boletim Estadual. A Secretaria de Saúde ressalta a importância da manutenção das medidas de prevenção, como lavagem das mãos, assepsia com álcool a 70%, uso de máscaras e o isolamento social, na medida que for possível.

249 visualizações
  • Instagram
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon