• Édi Willian Moreira dos Santos

Faxinal mobiliza equipes da Saúde para enfrentamento contra a Dengue e demais endemias


A Secretaria de Estado da Saúde – SESA/PR convocou todas as Secretarias dos 399 municípios do Estado a promoverem o primeiro dia D de Combate e Enfrentamento da Dengue do ano de 2016.

A orientação é para que cada município dentro de sua realidade venha efetuar atividades que atinjam a população a se conscientizar para o grande risco que as grandes chuvas dos últimos dias têm trazido, uma vez que com ela a proliferação do aedes é muito maior.

Faxinal por meio da Secretaria de Saúde uniu-se aos departamentos de Vigilância e Saúde, Equipes de Estratégia Saúde da Família, Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, e ainda contou com o apoio da Policia Militar e Defesa Civil, para promover o dia D, que foi antecipado para sexta-feira (08), por haver previsão de chuvas para o sábado dia (09), conforme o ocorrido.

A mobilização contou com a participação de mais de 40 profissionais que se distribuíram por pontos estratégicos da cidade, visando a distribuição de folhetos e cartazes informativos da Dengue, a Chycungunya e o Zika Virus. As equipes visitaram os comércios e efetuaram com apoio da Policia Militar paradas obrigatórias (Blitz), onde os condutores recebiam informações e materiais.

Outra frente de trabalho da Vigilância Sanitária visitou e vistoriaram os pontos estratégicos (P.E’s), entre eles, o Cemitério Cristo Redentor, as Reciclagens, Borracharias e demais. Com apoio do Setor de Obras e Viação, e Serviços Urbanos, ocorreram serviços de desentupimentos de bueiros, e canaletas pela cidade e demais locais que acumulam água parada.

O Secretário de Saúde Francisco Ferreira (Ral), disse que esta será apenas a primeira das diversas ações que serão realizadas em 2016. Está sendo organizada já a Campanha Volta as Aulas Sem Dengue, e para o período que antecede as festividades de Carnaval, será realizado um grande ARRASTÃO, visando a mobilização para a limpeza dos terrenos e imóveis, com a finalidade de eliminar ao máximo os pontos de possíveis depósitos de ovos do mosquito Aedes.

“Estamos em alerta e concentraremos todos nossos esforços visando sair da zona de infestação, condição que com as constantes chuvas é mais presente” afirmou o Secretário. O prefeito Adilson Silva Lino disse que determinou ao Secretário de Saúde, para que utilize de todas as estruturas da Prefeitura, no intuito de promover ações de combate a Dengue, “Convoco a toda a população faxinalense, para que nos ajude nessa missão, limpe seu quintal, você que tem seu terreno sem edificação, mantenha-o limpo, elimine todo e qualquer foco de água parada, e caso encontre uma situação de risco, denuncie a Vigilância Sanitária, e ela estará tomando as providências. E você que porventura sentir dores no corpo, febre e demais sintomas, procure uma de nossas unidades de saúde que estaremos efetuando a notificação e consequentemente o bloqueio e demais ações necessárias”... Finalizando o prefeito disse: “O perigou aumentou, a nossa responsabilidade também, a Dengue pode matar, vamos juntos combate-la”.


3 visualizações
  • Instagram
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon