• Édi Willian Moreira dos Santos

Faxinal participa da 3ª Conferência Nacional de Educação em Apucarana


Representantes de Faxinal estiveram na cidade de Apucarana na última sexta-feira (15) na cidade de Apucarana, onde estiveram participando da 3ª Conferência Nacional de Educação.

A Conferência Nacional de Educação - CONAE é um espaço democrático aberto pelo Poder Público para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional, onde os representantes do município estiveram reunidos com representantes de todas as cidades do Vale do Ivaí onde estiveram discutiram sobre os rumos que a educação irá tomar. Foi abordado diversos assuntos, inclusive a nova Base Nacional Comum Curricular que deve ser implantado já a partir do ano de 2019.

Os prefeitos de Faxinal, Ylson Cantagallo, o Gallo, (MDB), o prefeito de Cambira, Emerson Toledo (PROS) e o prefeito de Apucarana, Beto Preto (PSD) estiveram presentes. O prefeito de Apucarana levantou a questão da PEC 95 que limitou os gastos com saúde e educação e segundo ele está atrapalhando a utilização dos recursos na educação e saúde, também foi levantado a questão da DRU (Desvinculação de Receitas da União ) que é um mecanismo que permite ao governo federal usar livremente 20% de todos os tributos federais vinculados por lei a fundos ou despesas. A principal fonte de recursos da DRU são as contribuições sociais, que respondem a cerca de 90% do montante desvinculado.

No final da conferência foram escolhidos entre os participantes, 11 delegados que irão representar o Núcleo Regional de Educação no debate na conferência estadual em Curitiba, onde estarão sendo discutidas as mudanças que serão levadas para o debate nacional e deverá tomar os rumos da educação a partir de 2019. De Faxinal foram escolhidos 4 delegados, sendo a secretária de educação Eliane Felício, a tutora Ilma Siqueira, a professora Daiane Sontag e o vereador Édi Willian (PPS).

#Faxinal #CONAE #Apucarana

7 visualizações
  • Instagram
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon