• Édi Willian Moreira dos Santos

I Etapa Municipal da Conferência Nacional de Saúde do Município de Faxinal


A Secretaria Municipal de Saúde de Faxinal em conjunto com a Prefeitura Municipal e Conselho Municipal de Saúde, realizaram na tarde dessa quarta-feira, (20) de março, de 2019, a I Etapa Municipal da Conferência Nacional de Saúde do Município de Faxinal.


O evento teve como tema, “Democracia e Saúde” (Saúde como direito - Consolidação do SUS e Financiamento do SUS). Estiveram presentes, profissionais da saúde, médicos, enfermeiros e alunos da escola Érico Veríssimo. O Secretario de Saúde, Ney Lopes, destacou a importância da I etapa Municipal da Conferencia Nacional de Saúde de Faxinal, e disse que esse é um momento em que se pode contribuir e muito para o beneficio daqueles que tanto precisam da saúde pública. “Hoje é um dia muito importante para a Secretaria de Saúde, onde podemos avaliar a situação e qualidade das ações de serviços da saúde do município, criar soluções para resolver os problemas e desafios do dia a dia da Secretaria. O Objetivo principal é debater, discutir propostas, aprovar ou rejeitar propostas que contribuirão com os planos do governo estadual e federal”, disse o secretário de saúde.


O Prefeito de Faxinal, Ylson Alvaro Cantagallo, o “Gallo”, fez um breve balanço das conquistas da saúde no município e salientou que a saúde foi seu carro chefe de campanha, e hoje, sente-se muito feliz em poder olhar no olho de cada cidadão, pai de família e saber do dever cumprido. Agradeceu toda a equipe de profissionais da saúde que fazem a diferença conduzindo a saúde com humildade, educação e parceria. Destacou a conquista dos dois ônibus novos climatizado, um exclusivo que leva pacientes que tem consulta na parte da manhã e outro ônibus para aqueles que têm consulta na parte da tarde para Apucarana e Londrina. Hoje a população não fica mais esperando o dia todo para voltar embora, salientou Gallo.


O prefeito também elencou alguns pontos positivos da administração, como os 5 ônibus para o transporte universitário, conclusão do asfalto entre os conjuntos Adran e Gralha Azul, 15 quilômetros de asfalto de Faxinalzinho que esta em fase final, Posto de Saúde de Faxinalzinho com gabinete odontológico, frota toda nova para a saúde, contratação de mais de 30 funcionários para a rede municipal de saúde.


Em seguida, foram eleitos os delegados que irão representar o município na Conferência Estadual no mês de junho.


A Conferência também contou com apresentação do Coral CECOM da professora Michela Soares Farias Josefi , Banda Municipal do Maestro João e palestra com a Assistente Social e Professora da UEM – Universidade Estadual de Maringá, Claudiana Tavares da Silva Sgorlon.


Estiveram participando da Conferência

Magda Cantagallo – Primeira-dama e Secretária de Assistência Social, Pastor Marivaldo Gouveia, Polyana Hernades – Diretora do Hospital Municipal e responsável pela Vigilância Epidemiológica Municipal, Haiane Montoani Trizotti – Coordenadora de Atenção Básica e PSF, Silvia Bocardo Justos – Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos e equipe da Vigilância Sanitária de  Faxinal e vereadores, Édi Willian, Katarino e Ivone.

Fonte/Fotos: Lobão

42 visualizações
  • Instagram
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon