• Édi Willian Moreira dos Santos

Jardim Alegre, Mauá da Serra, Rio Bom e Jandaia do Sul registra Boca de Urna



Várias cidades do Vale do Ivaí tiveram o registro de denúncias de Boca de Urna durante as eleições do último domingo (07), Jardim Alegre, Mauá da Serra, Rio Bom e Jandaia do Sul.

Em Jardim Alegre, no Bairro Barra Preta, foi denunciado que um homem estava entregando propaganda eleitoral (santinhos), diante do fato o mesmo foi abordado e submetido a revista pessoal, onde foi localizado com o mesmo, alguns (santinhos) e uma certa quantidade em dinheiro, devido ao fato o mesmo foi detido o material apreendido e encaminhados para lavratura do TCIP.

Em Mauá da Serra foi registrada na Rua São Pedro em frente ao Deposito Diamante, onde duas mulheres estariam fazendo boca de urna com distribuição de “santinhos”, no local estavam as detidas. Sendo ambas encaminhadas até o DPM para lavratura do termo circunstanciado. O outro caso ocorreu na Avenida Paraná, onde um homem foi detido, após o promotor informar ter uma aglomeração de pessoas ao redor do homem e posterior localizado panfletos de divulgação política vulgo “santinho” no bolso de sua calça. Com a chegada da equipe o mesmo foi conduzido ao DPM para lavratura do termo circunstanciado.

Em Rio Bom, o Promotor de Justiça acionou a polícia na Avenida Curitiba, esquina com a Rua Luiz Estevão de Assis, na Escola M Monteiro Lobato, informando que os noticiados estariam realizando "boca de urna", a equipe que estava acompanhado pelo promotor de justiça, juntamente com o apoio da equipe de policiais de Rio Bom constataram que o homem estava com seu veículo Astra, na cor branca, na esquina do endereço acima descrito, com uma sacola com vários adesivos de carros (candidato a deputado estadual), e "santinhos", inclusive estes últimos estavam marcados a caneta sinalizando os seguintes candidatos (candidato a senador, a governador), questionado porque estava fazendo propaganda eleitoral, o mesmo informou que é amigo do candidato a Deputado Estadual. E ainda com o masculino encontrava-se o outro noticiado, com o mesmo foi apreendido vários adesivos de carros (candidato a deputado federal), e "santinhos", inclusive estes últimos estavam marcados a caneta sinalizando (candidato a deputado federal, candidato a deputado estadual, candidato ao senado e do candidato a governador), este quando questionado para quem estava trabalhando, o mesmo não quis informar. Diante dos fatos ambos foram encaminhados ao Destacamento da Polícia de Rio Bom, para a Lavratura do TCIP.

Em Jandaia do Sul, o ocorrido foi na Rua Gralha Azul, no Jardim das Araucárias, onde um homem de 51 anos foi detido, após a promotora de justiça, entrar em contato com a central informando que no Colégio Olavo Bilac, o masculino fiscal eleitoral identificou uma situação onde uma pessoa estaria entregando panfletos eleitorais (santinho) na porta de entrada do colégio eleitoral, caracterizando crime eleitoral "boca de urna", momento que a equipe foi solicitada para fazer o encaminhamento para a confecção do termo circunstanciado. O outro caso ocorreu na Rua João Maximiano, onde uma fiscal estava fiscalizando na Fundação Educacional Jandaia do Sul - FAFIJAN, quando visualizou um indivíduo, no interior da instituição, próximo a sessão de votação, no corredor, entregando panfleto eleitoral, popularmente conhecido como "santinho". A equipe policial no local, identificou o indivíduo. Por se tratar de um menor de idade, foi dado voz de apreensão por crime eleitoral e encaminhado até a delegacia para procedimentos cabíveis.

#JardimAlegre #MauádaSerra #RioBom #JandaiadoSul #BocadeUrna

27 visualizações
  • Instagram
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon