• Édi Willian Moreira dos Santos

Mãe acusa enfermeira de dar álcool no lugar de soro à bebê em Apucarana



Um fato lamentável aconteceu nesta terça-feira (01) em Apucarana, e sendo registrado na manhã desta quinta-feira (03) na DP de Apucarana. Uma Mãe teria ido levar seu bebê no Posto de Saúde do Núcleo Dom Romeu Alberti na Zona Norte da cidade, pois a criança estava com dificuldades para respirar e uma enfermeira não se sabe os motivos, ao invés de ter dado um soro fisiológico para a Mãe limpar as narinas da criança, trocou o frasco por um de álcool volume 70, e a Mãe acabou aplicando o liquido sem saber em seu filho e a criança teve sequelas sérias. A Mãe informou para a Imprensa que acreditava que o soro estaria realmente no frasco e não álcool e que vai entrar com uma ação contra a enfermeira que não teve seu nome divulgado, e contra a Prefeitura de Apucarana pelo erro grave da servidora. O caso está sendo apurado pela Delegacia de Apucarana e deve ganhar grande repercussão nas próximas horas. A Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana ainda não se manifestou sobre o caso, e não se sabe se o fato foi realizado sem querer pela servidora municipal, mas a criança foi encaminhada para o Hospital Materno Infantil do Providência de Apucarana. O que é o Álcool 70

O álcool 70 (álcool etílico hidratado 70º INPM) é um desinfetante de média ou baixa eficiência que contém álcool etílico e água(deionizada) , ou seja, uma solução aquosa de álcool. A quantidade de álcool pode ser avaliada segundo a fração em volume ou a fração em massa.

O Grau GL (°GL) é a fração em volume ou percentual em volume (%v) e o Grau INPM é a fração ou percentual em massa ou em peso (%p). Ressalta-se que GL é a sigla de Gay Lussac e INPM é a sigla de Instituto Nacional de Pesos e Medidas.

Portanto, o álcool 70 é o nome comercial do álcool 70 °INPM (70% p/p) ou 77 °GL (77% v/v),[1][2]

Fonte: AN Notícias


0 visualização
  • Instagram
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon