• Édi Willian Moreira dos Santos

Moradores de Faxinal reclamam do envenenamento de animais domésticos



Moradores da área central de Faxinal, que moram na região da Avenida Brasil, entre as ruas José Martins Vieira e Eurides Cavalheiro de Meira estão espantados com a crueldade que está ocorrendo com os animais domésticos das casas da região.

Segundo moradores que procuraram nossa reportagem, há vários dias os animais vem aparecendo mortos nas residências. São gatos e cachorros que estão sendo envenenados durante a noite e pela manhã são encontrados mortos. A população da região não tem pistas de quem pode ser o autor de tamanha crueldade, porém câmeras de vigilância de casas da região já estão sendo verificadas em busca da identificação do possível autor.

Envenenar animais é um crime previsto na Lei de Crimes Ambientais na lei 9605/98. Nesta Lei consta que, quem praticar ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos, nativos ou exóticos é penalizado com detenção de 3 meses a um ano e multa. Mas se o acusado praticou um crime de menor gravidade (como é considerado o envenenamento de animais) e não cometeu delito nos últimos 5 anos, a Lei permite ao juíz substituir a pena de detenção por multa revertida em bens como cestas básicas e cobertores ou prestação de serviços à comunidade.

Se além de matar o animal, o veneno venha a afetar alguma pessoa, o crime torna-se mais grave, podendo ser qualificado como tentativa de homicídio.


2 visualizações
  • Instagram
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon