• Édi Willian Moreira dos Santos

MST queima caminhões e interdita a BR-277 contra a reintegração de posse


A Polícia Militar cumpre na manhã desta quarta-feira (18) a reintegração de posse da área invadida por integrantes do Movimento Sem Terra, na Fazenda Santa Maria, em Santa Terezinha de Itaipu. Contrários à decisão judicial, às 6h45 os Sem Terra fecharam os dois sentidos da BR 277, no km 706, onde dois caminhões foram incendiados. O Corpo de Bombeiros foi acionado e controlou o fogo.

Cerca de 500 homens da Polícia Militar foram deslocados até Santa Terezinha de Itaipu, que usam bombas de efeito moral para tentar conter os manifestantes. A Polícia Rodoviária Federal monitora o trânsito. A movimentação policial começou na noite de terça-feira (17), chamando a atenção dos moradores da região.

Cerca de 5 mil pessoas estão acampadas na área, ocupada desde o dia 18 de março deste ano. A Fazenda Santa Maria trabalha com agricultura e pastagem e possui 1.750 hectares, nos quais 500 hectares são reserva legal e mata ciliar. A área também possui uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), que faz parte do Corredor da Biodiversidade Santa Maria, ligando o Parque Nacional do Iguaçu ao Parque Nacional de Ilha Grande.

Os integrantes do Movimento Sem Terra ocuparam a área após a divulgação de que a fazenda seria de propriedade de um investigado na Operação Lava Jato, que teria comprado a terra com dinheiro desviado da Petrobrás. As autoridades não confirmam a informação.

Fonte: Rádio Cultura de Foz do Iguaçu


0 visualização
  • Instagram
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon