• Édi Willian Moreira dos Santos

Observatório Social de Faxinal presta contas do serviço a população



Há aproximadamente sete meses foi instalado na cidade de Faxinal o Observatório Municipal de Faxinal. O observatório social é um espaço para o exercício da cidadania, democrático e sem vínculo político criado a partir dos anseios da sociedade civil, mantido sem recursos públicos.

Reúne o maior número possível de entidades representativas de nossa sociedade, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública. Atua como pessoa jurídica, em forma de associação, o Observatório Social prima pelo trabalho técnico, fazendo uso de uma metodologia de monitoramento das contas públicas, de modo a agir preventivamente no controle social dos gastos públicos, tomando ações efetivas contra corrupção, levando ao Ministério Público os casos cabíveis.

O observatório social de Faxinal esta franqueado ao observatório social do Brasil e atuara na observância tanto no poder executivo quanto legislativo das seguintes frentes: Licitações, Diárias, Recursos Humanos, Frotas e Obras Públicas.

Segue abaixo descrito alguns relatos sobre as atividades já desenvolvidas durante este tempo de funcionamento:

Outubro 2015: Início e montagem da Sala do O. Social de Faxinal que fica na rua Iany Oliveira Munhoz, 1526 anexo ao Sindicato Rural e Patronal de Faxinal.

Novembro 2015: Aguardando documentações para funcionamento e liberação do mesmo: Alvará de Licença Municipal, documentos da Receita Estadual, participação do Encontro 4º Fomenta Regional 2015 que aconteceu na cidade de Ivaiporã e realizações de reuniões.

Dezembro 2015: Entrega e protocolo de Ofícios Solicitando informações na Câmara de Vereadores de Faxinal e Prefeitura Municipal de Faxinal, tais como:

Ofício nº 08/2015 – OSF – Diárias Executivo

Ofício nº 09/2015 – OSF – Monitoramento Frota Executivo;

Ofício nº 12/2015 – OSF – Recursos Humanos;

Ofício nº 14/2015 – OSF – Relatório de Gestão Fiscal.

Ofício nº 10/2015 – OSF – Diárias Legislativo;

Ofício nº 11/2015 – OSF – Monitoramento Frota Legislativo;

Ofício nº 13/2015 – OSF – Recursos Humanos.

Janeiro 2016: Início das atividades no dia 04/01 compreendendo e respeitando o recesso da Prefeitura Municipal. Entrega de para o Centro de Referência da Ação Social – CRAS requerendo a Prestação de Contas. Entrega do Ofício nº 16/2016 – OSF de Descumprimento de Prazos para resposta das solicitções do Executivo e realizações de reuniões.

Ofício nº 06 ao 12/2016 – Solicitação de doações;

Ofício nº 16/2016 – OSF – Descumprimento de prazos do Executivo – P M Faxinal;

Ofício nº 20/2016 – OSF – Prestação de Contas – CRAS;

Ofício nº 21/2016 – OSF – Setor de Protocolos – Câmara M Faxinal;

Ofício nº 22/2016 – OSF – Ministério Público de Faxinal – Desc. Prazos P M Faxinal.

Fevereiro 2016: Entrega de convites nas Escolas Estaduais, para a participação dos alunos e professores do ensino de 2º graus na Semana da Cidadania.

Convites nº 01-02 e 03/2016 – OSF – Semana da Cidadania nas Escolas Estaduais de Ensino de 2º Graus. Para uma eventual parceria do observatório com as escolas no intuito de desenvolver um trabalho com os alunos na orientação sobre os maus da corrupção sociedade.

Março 2016: Interação e visita no Observatório Social de Apucarana afins, de estreitar as relações de ambos nos sentidos voltados aos trabalhos realizados pela rede OSB.

21/03/2016 – Visita no Observatório Social de Apucarana (Acompanhamento de Licitação e Pregão Presencial na Prefeitura Municipal de Apucarana e Apresentação do Sistema SIM. ( Este sistema e interligado ao Observatório social do Brasil onde será alimentado com relatórios os gastos do município)

Abril 2016: Entrega e protocolo de Ofícios na Câmara de Vereadores de Faxinal e Prefeitura Municipal de Faxinal, tais como:

02/04/2016 – Visita no O S de Londrina (Interação e Reunião mensal);

Ofício nº 23/2016 – OSF – Relatório das viagens (diárias) – Câmara M Faxinal;

Ofício nº 24/2016 – OSF – Relação dos cargos comissionados – P M Faxinal;

Ofício nº 25/2016 – OSF – Reiteração do ofício para o CRAS – P M Faxinal;

Ofício nº 26/2016 – OSF – Relação dos Imóveis locados;

14/04/2016 – Visita no O S de Apucarana (Implantação e Treinamento do Sistema SIM).

O Observatório Social de Faxinal esta localizado na Rua Iany de Oliveira Munhoz, 1526 - Centro, Faxinal - PR, 86840-000, fone 43 9872-6060.

Formado pelo conselho diretor:

Presidente: Fabio F. F. Tome

Vice-presidente para assuntos institucionais de alianças: Alexandre Schiavo

Vice-presidente para assuntos administrativos-financeiro: Carlos Alberto de Sales

Vice-presidente para assuntos de controle social: Claudia Casavechia

Vice-presidente para assuntos de produtos e metodologia: Gilmar Gonçalvez

Conselho fiscal e técnico:

1° conselheiro fiscal: Alfredo Alvez Miguel Junior

2° conselheiro fiscal: Jose Angelo Faria

conselheiro fiscal: Paulo Cesar Oleinik

4° conselheiro fiscal: Marcelo Henrique da Silva.

Na sede, o cidadão pode ser atrendido pelo Auxiliar Administrativo Marco Aurélio Ravaneda Malaquias.

O Observatório Social de Faxinal pretende fazer ainda neste semestre uma audiência pública para maiores esclarecimentos, acompanhe nos também em www.facebook.com/ObservatorioSocialdeFaxinal e observatoriosocialdefaxinal.wordpress.com


9 visualizações
  • Instagram
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon