• Édi Willian Moreira dos Santos

Paraná é o primeiro a estabelecer testagem em instituições para idosos


A Secretaria da Saúde do Paraná enviou nesta quarta-feira (08) circular às 22 Regionais de Saúde com orientações para a implementação das medidas de prevenção, controle e testagem para Covid-19 nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs).


O Paraná foi o primeiro estado a anunciar o plano para a implantação da testagem nas instituições de longa permanência em todos os municípios do estado. O anúncio foi feito em reunião do COE – Centro de Operações em Emergências, no dia 23 de junho, com a aprovação de Nota Orientativa (41/2020), elaborada em conformidade com as regras da Anvisa e Ministério da Saúde.


A testagem abrangerá cerca de 350 instituições públicas, filantrópicas e privadas, que abrigam aproximadamente 10 mil idosos e que têm perto de 6 mil profissionais atuando diariamente.


“As ILPIs, chamadas anteriormente de asilos, recebem pessoas consideradas com saúde frágil ou em risco de fragilização, que apresentam necessidades complexas e maior risco para contrair infecções.  Por isso nossa atenção especial e recomendação para a testagem em todo Estado”, explicou o secretário da Saúde, Beto Preto.


ORIENTAÇÃO – Ele explicou que as Regionais de Saúde estão sendo orientadas a solicitarem o material para os exames de RT-PCR junto à Secretaria da Saúde, de acordo com as necessidades de cada município. “Muitas Regionais já têm este material e estão distribuindo para os municípios que podem iniciar a testagem. Nosso objetivo é identificar precocemente idosos e trabalhadores portadores da doença”, afirmou Beto Preto.


O Ministério Público também tem orientado a testagem dos idosos que residem nas instituições, principalmente em cidades onde já foram registradas contaminações.

AEN

0 visualização
  • Instagram
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon