• Édi Willian Moreira dos Santos

Prefeito Adilson Silva Lino participa de encontro com Ministro da Saúde e Inauguração da nova sede d


Nesta sexta-feira (24) o Prefeito Adilson Silva Lino, juntamente com o Secretário de Saúde Francisco Ferreira (Ral), participaram de encontro com o Ministro da Saúde Ricardo Barros, em Apucarana.

O Secretário Ral, foi escolhido pelos Secretários e Prefeitos presentes para apresentar as reivindicações que são de interesse das duas Regionais de Saúde presentes na reunião, 16ª R.S de Apucarana e 22ª R.S Ivaiporã. Na oportunidade foi solicitado ao Ministro da Saúde um estudo para atendimento a algumas demandas, entre elas, a Revisão de Valores da Tabela SUS, Reposição de frota para as Unidades do Samu em funcionamento, Aporte financeiro para os municípios que possuem UPA em funcionamento, (Apucarana e Arapongas), e aos municípios que não concluíram, por dificuldades financeiras de prosseguir com as obras.

Foi esclarecido ao Ministro que o município de Faxinal, já solicitou Aporte financeiro por diversas vezes, para a conclusão das obras, o que hoje demanda um valor de R$ 750.000,00 (Setecentos e cinquenta mil reais). Esclareceu ainda que esta UPA faz parte de um programa que o próprio Ministério da Saúde implantou e que atenderá não somente Faxinal, mas outros municípios como; Mauá da Serra, Cruzmaltina, Borrazópolis, Grandes Rios, Rosário do Ivaí e Rio Branco do Ivaí.

O Ministro da Saúde, mostrou-se solicito ao apresentado, e esclareceu que no momento devido ao corte de 4 bilhões de reais efetuados no orçamento do Ministério da Saúde, estará estudando uma forma de garantir a continuidade das obras, bem como posterior recursos para mobiliários e equipamentos, que de acordo com as portarias são de responsabilidades do Ministério. Apresentou ainda um relatório breve, que consta no momento, 193 UPAs em funcionamento no país, que estão sendo mantidas pelo Ministério, entretanto, com repasses em atraso. Acrescentou que outras 140 Unidades estão aguardando portarias Ministeriais para inicio de funcionamento e ao finalizar, afirmou que o momento é de reorganização orçamentária, mas que estará atendendo dentro das possibilidades o solicitado. O Ministro ainda discorreu sobre o Programa Mais Médico e apoia a continuidade do Programa e até citou em sua fala, “melhor um médico cubano do que uma benzedeira”, e garantiu a continuidade dos programas que estão funcionando bem, a exemplo do PMAQ.

Esclareceu que o Ministério está se organizando para um trabalho informatizado em rede, para que se possa saber o custo real e diário de cada centavo do SUS e pediu para que os municípios se organizem, visando a implantação de ferramentas que possibilitem um atendimento rápido, e eficaz, evitando a duplicidade de consultas e exames.

Em suas palavras o Prefeito Adilson Lino, parabenizou o Ministro pela nomeação e reiterou os pedidos do Secretário Ral, ainda agradeceu o grande apoio que vem recebendo da Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Secretário Michele Caputo Neto, que estava presente, inclusive agradecendo pelos veículos recentemente adquiridos que se encontram em frente ao Paço Municipal. “Saímos esperançosos e confiantes que o Ministro Ricardo Barros estará militando em prol de nossas demandas, tanto regionais, quanto locais”, e finalizou, protocolando diretamente com o Ministro o pedido de Aporte financeiro para a conclusão da UPA, e solicitação de reposição de ambulância para o SAMU 192.

Ressalta-se que ambos os pedidos vem sendo pleiteados junto ao Ministério desde 2013. Finalizando a agenda da semana Adilson Lino participou da inauguração da nova sede do CISVIR – Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região.


10 visualizações
  • Instagram
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon