• Romulo Moreira Dos Santos

Presos fazem rebelião em Faxinal


No final da manhã desta segunda-feira (28), os presos da cadeia pública de Faxinal fizeram um carcereiro de refém e iniciaram uma rebelião.


Os presos se aproveitaram do momento em que o agente foi para dentro das celas e após serrarem uma grade acabaram fazendo o agente refém. A polícia civil acionou a polícia militar, a Rotam, políciais de outras cidades e começaram a negociação, onde os presos pediam uma série de reinvindicações.


A pauta foram divulgadas pelos advogados dos presos com as reivindicações:

1- QUE SEJA TROCADA A CHEFIA DE SEGURANÇA DA PEP1 POIS ESTÃO COM TRATAMENTO ARBITRÁRIO E OPRESSOR, CORTARAM SEDEX, SACOLA, A CASA NÃO PAGA KIT HIGIENE E NÃO RECEBE OQUE A FAMÍLIA TRAZ, A ALIMENTAÇÃO VEM AZEDA, TIRARAM AS TVS E RÁDIO, VÁRIOS INFECTADOS COM CORONA VÍRUS E NÃO TEM UM TRATAMENTO ADEQUADO.
2- SOBRE O GRUPO SOE E GSI NOS PROCEDIMENTOS ABUSAM DA FORÇA, HUMILHANDO OS INTERNOS COM TIROS, BOMBAS E GÁS DE PIMENTA.
3- A ALIMENTAÇÃO NA MAIORIA DAS UNIDADES VEM AZEDA OU CRU, QUE SEJA REAVALIADO O CONTRATO COM AS EMPRESAS RESPONSÁVEIS.
4- SOBRE AS VISITAS PRESENCIAIS, PLANEJAMENTO PARA QUE SEJA LIBERADO O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL, POIS DE INÍCIO FOI BRECADO PARA PREVENI OS INTERNOS PORÉM CORTARO AS VISITAS MAIS OS INTERNOS FORAM INFECTADOS, SABEMOS E TAMBÉM NOS PREOCUPAMOS COM NOSSOS FAMILIARES, NAS CIDADES ONDE O VÍRUS ESTIVER CONTROLADO COM UMA VISITA POR INTERNO E QUE SEJA AFERIDO À TEMPERATURA DE CADA VISITANTE, COM FAIXA ETÁRIA DE 18 A 60 ANOS E QUE NÃO SEJA DO GRUPO DE RISCO.
5- SOBRE A PANDEMIA, NAS UNIDADES ONDE TIVE VÁRIOS INFECTADOS TESTE EM MASSA NA POPULAÇÃO CARCERÁRIA E TRATAMENTO PARA OS INFECTADOS, E NÃO DA FORMA QUE TA SENDO FEITA MISTURANDO TODOS AUMENTANDO AINDA MAIS A PROLIFERAÇÃO DO VÍRUS. NÃO NOS ENTENDA COMO UMA AFRONTA MAIS FOI A ÚNICA ALTERNATIVA PARA QUE SEJA CHAMADA A ATENÇÃO DOS SENHORES, E RELATA A TRISTE REALIDADE QUE ESTAMOS ENFRENTANDO, E ANTES QUE O SISTEMA VIRE UM CAOS PEDIMOS ENCARECIDAMENTE QUE SEJA TOMADA UMA ATITUDE.



Durante as negocições os presos tentaram fugir pelo solário, sendo impedidos e por volta das 15h30min, os presos liberaram o refém que ficou com o tempo todo com um canivete no pescoço, porém saiu ileso. A cadeia pública de Faxinal tem a capacidade para 32 presos, porém atuamente existem 140 presos no local.

202 visualizações
  • Instagram
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon