• Édi Willian Moreira dos Santos

Requerimentos reprovados de vereadores causam polêmica em Cruzmaltina



Os vereadores Aparecido Gomes, Ivone Neca, Roberto Franco e Vlaumir Morador, informaram que foi apresentado em plenário na última sessão da Câmara, dia 20/08/18, três requerimentos de grande importância para o conhecimento da população de Cruzmaltina, sendo um deles de grande interesse aos moradores do Distrito de Dinizópolis.

Os Vereadores requereram do Poder Executivo, que disponibilizasse os documentos necessários, para poderem acompanhar a obra da construção de uma UBS (Unidade Básica de Saúde), que há tempo foi iniciada no distrito de Dinizópolis e que a Empresa licitada por um bom tempo já deixou de executar o serviço, deixando a obra inacabada.

O fato em si, vem causando grande revolta tanto aos moradores daquela localidade que muito necessitam dos atendimentos médicos e ansiosos esperam pelo início do funcionamento, quanto preocupação dos Vereadores por perceberem que a obra está sendo finalizada pelos funcionários da prefeitura, onde utilizam além da mão de obra, materiais de construção e combustível para o deslocamento.

Outro fato, seria averiguar a veracidade de uma suposta confeitaria, que a pouco foi descoberta através de alguns documentos solicitados pelos mesmos vereadores e que comprovadamente foram pagos pela prefeitura entre os exercícios de 2017 e 2018, o valor de R$ 20.794,50, apenas com aquisição de bolos a essa confeitaria, valor esse considerado muito alto pelos vereadores, pelo porte tão pequeno da cidade e segundo os edis, a maioria da população desconhecem a existência física e comercial de alguma confeitaria localizada neste endereço.

Outra grande coincidência, observada, é de constar nas notas fiscais, o número do telefone do atual Secretário Municipal de Indústria, Turismo e Comércio de Cruzmaltina Sr. Djalma Lopes, que inclusive vistou uma das notas fiscais e que é irmão da prefeita Luciana Lopes. Djalma é casado com Fátima Lopes que é servidora efetiva no município de Cruzmaltina e efetivamente residem no endereço “Sítio Nossa Senhora Aparecida Bairro da Lavoura” em Cruzmaltina, o mesmo que consta nas notas fiscais, onde aparece como proprietária a Dirleine Colociuc Martins de Oliveira, que segundo informações repassadas aos nobres edis, seria irmã de Fátima Lopes.

Os Vereadores, requereram ainda, a relação dos motoristas que estão recebendo Horas Extras, com as suas respectivas cargas horária e serviços prestados, a fim de verificar possível fato de alguns funcionários estarem recebendo valores diferenciados pela prestação dos mesmos serviços e horários.

Nada além do que é de direito e necessário para um vereador poder exercer com transparência sua função e dar um verdadeiro respaldo à seus eleitores foi requisitado.

Segundo os vereadores, o que deixou a população indignada e causou estranheza aos proponentes do requerimento, foi o fato dos Vereadores Daniel Casavechia, José Fernando Tomé Cordeiro, Inácio Rios Adame e Vilson Ferreira de Castro terem reprovado os três requerimentos, tornando empate a votação, momento em que o presidente da Câmara, Marcos Paulo Grégio votou desempatando e votando também a favor da reprova.

Ainda segundo os Vereadores, a população tem todo direito de saber como, quando e aonde estão sendo aplicados os recursos públicos e a reprovação das três proposições em um só momento, representa uma tentativa infantil de tentar impedir que a Câmara faça o seu papel de fiscalização, faltando com respeito à população e traindo a confiança dos eleitores.

No entanto, os autores das proposições, informaram que o motivo da reprova, trouxe ainda mais, a certeza de que tais fatos merecem ser vistos com clareza e que em breve serão apresentados pedido de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para apurar os fatos junto ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas do Estado.

Por fim, os Vereadores ressaltam que foram eleitos pelo povo e para cuidar do que é do povo. E é isso que estão fazendo.

#Vereadores #Cruzmaltina

16 visualizações
  • Instagram
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon