• Édi Willian Moreira dos Santos

Saúde intensifica o trabalho de prevenção e combate ao escorpião em Faxinal


Secretaria Municipal de Saúde por meio da Vigilância Sanitária de Faxinal, intensificou na tarde dessa terça-feira (17), o combate a proliferação de escorpiões em toda a cidade, principalmente nos conjuntos Vale Verde e JK, onde foi registrado o aparecimento do escorpião-preto ou escorpião-marrom como são conhecidos (Tityus bahiensis). A espécie encontrada não é considerada venenosa, mas sua picada é dolorida.


“Com o calor excessivo, o aparecimento de escorpiões está sendo frequente, principalmente na região Vale do Ivaí e Faxinal não diferente. Precisamos da colaboração de toda a população, somente assim teremos uma cidade limpa, é preciso ter consciência que ao acumular ou jogar lixo em lugares impróprios, estaremos criando um ambiente propicio a proliferação não apenas de escorpiões, mas também de outros insetos e animais peçonhentos”, comentou o responsável pela Vigilância Sanitária, Michael Bento.


COMO EVITAR

Para evitar possíveis acidentes é preciso vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos e forros, utilizar vedantes em portas, janelas e ralos que ajuda a manter os escorpiões longe de casa, isso tudo aliado ao não acumulo de lixo e entulhos, ambiente onde os escorpiões encontram seu alimento. Regularmente, limpe atrás de móveis, cortinas, quadros e outros cantinhos, de preferência sem as crianças por perto.


O QUE FAZER QUANDO ENCONTRAR

Quando encontrar algo do tipo tente levar para Vigilância Sanitária para que seja feito o reconhecimento de espécie. Lembrando que o Município de Faxinal não tem nenhum exemplar de importância médica, mas é importante o monitoramento para que se possa tomar alguma medida de prevenção.


A Secretaria de Serviços Urbanos, ressalta que já tem realizado o serviço de limpeza urbana no município, mas o que se vê, é que logo após passar o serviço, a população volta a jogar entulhos novamente nas vias.


A Prefeitura está fazendo sua parte, mantendo a cidade limpa, mas também precisa da colaboração da população para manter limpas as vias públicas.

0 visualização
  • Instagram
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon