O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) anunciou uma mudança importante nas regras do Programa Bolsa Família. A partir de agora, famílias unipessoais, ou seja, aquelas compostas por apenas um indivíduo, precisarão passar por uma entrevista domiciliar para realizar a inscrição ou atualização do Cadastro Único, porta de entrada para o programa.
A medida, que visa reforçar a verificação das informações declaradas pelos beneficiários, tem como objetivo principal garantir uma gestão mais eficiente do Bolsa Família e combater possíveis fraudes. O MDS ressalta que a entrevista domiciliar permitirá uma análise mais detalhada da situação de cada família, assegurando que o benefício seja destinado àqueles que realmente necessitam.
No entanto, a nova regra não se aplica a todos os grupos. Famílias unipessoais indígenas, quilombolas ou em situação de rua estão isentas da entrevista domiciliar, reconhecendo-se as particularidades e vulnerabilidades específicas desses grupos.
O MDS também aproveitou a oportunidade para reforçar que os únicos canais de comunicação oficiais com as famílias beneficiárias são as mensagens nos extratos bancários e no aplicativo do Programa Bolsa Família. O ministério alerta para a importância de se evitar informações falsas ou golpes que possam circular por outros meios.

Comentários: