Em uma reunião extraordinária realizada na última terça-feira, 02 de setembro, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) de Faxinal se reuniu para discutir o futuro do setor agropecuário local. Coordenado pelo secretário de Agricultura, Reginaldo Pavesi, o encontro teve como pontos centrais a reestruturação do próprio conselho, a aprovação de convênios para pavimentação de estradas rurais e a apresentação dos planos de investimento para 2025.
André Luis Alves Miguel, do IDR-Paraná, destacou a urgência de preencher as vagas de conselheiros nas comunidades, anunciando que novas eleições ocorrerão nos próximos 90 dias. A psicóloga do CRAS, Íria Stein Siena, sugeriu ainda a reestruturação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e a realização de reuniões conjuntas para otimizar o trabalho.
A questão da infraestrutura rural ganhou destaque com a informação de um investimento de mais de 35 milhões de reais previstos para este ano. Entre os projetos de pavimentação aprovados, o mais expressivo é a obra da estrada da Vista Alegre, que ligará a Vila Nova à ponte do rio Pereira, com orçamento estimado em 19 milhões de reais. Outros trechos, como as estradas da Tulipa, do Barreirinho e Três Barras, também foram aprovados para receber melhorias.
Além da infraestrutura, o setor de agronegócio de Faxinal pode esperar novos ares com a iniciativa da Secretaria da Indústria e Comércio de implantar aviários na região, em parceria com a Jaguafrango. A proposta visa aproveitar o potencial da atividade, que ainda é subutilizado no município. A reunião também abordou o fomento a outras culturas, como morango, abacate, tomate e a qualificação na produção de cachaça e queijos.
O encontro foi considerado um passo importante para fortalecer a participação da comunidade e implementar políticas que visam o desenvolvimento rural sustentável de Faxinal.
Comentários: