Em uma cerimônia com a presença de milhares de fiéis na Basílica de São Pedro, o papa Leão XIV canonizou o adolescente italiano Carlo Acutis, conhecido como o "influencer de Deus", que se tornou o primeiro 'millennial' a ser declarado santo. Nascido em Londres em 1991, Acutis, que faleceu em 2006 aos 15 anos, usou sua paixão pela internet para criar um site multilíngue que documentava milagres eucarísticos.
Diagnosticado com leucemia, o jovem morreu poucos dias depois, mas sua devoção e seu trabalho na internet continuaram a inspirar fiéis em todo o mundo. O corpo de Acutis, preservado e vestido com roupas casuais, como calça jeans e tênis, está exposto na Basílica de São Francisco de Assis, na Itália.
A canonização foi impulsionada por dois milagres atribuídos a ele, ambos relacionados a curas consideradas inexplicáveis pela ciência. O primeiro ocorreu no Brasil, quando uma criança com uma malformação congênita no pâncreas foi curada. O segundo milagre se deu com uma estudante da Costa Rica que se recuperou de um grave traumatismo craniano após sua mãe peregrinar ao túmulo de Acutis.
A canonização de Carlo Acutis, que havia sido fervorosamente defendida pelo falecido papa Francisco, é vista como um movimento da Igreja Católica para atrair jovens católicos e abordar a fé na era digital. Na mesma missa, também foi canonizado Pier Giorgio Frassati, outro leigo italiano que morreu jovem.
Comentários: