O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou nesta sexta-feira a autorização para um novo concurso público da Polícia Civil do Paraná (PCPR). A medida foi revelada durante a entrega de 243 drones às forças de segurança do Estado, realizada no Parque Barigui, em Curitiba. O equipamento tecnológico reforça o monitoramento aéreo e integra uma estratégia mais ampla de modernização da segurança pública.
O certame abrangerá todas as carreiras da PCPR, incluindo delegados, agentes da polícia judiciária e papiloscopistas. Essa iniciativa soma-se a anúncios recentes do governo, que preveem a convocação de mais 5.600 profissionais para Polícia Militar, Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Penal e Polícia Científica em 2026. Com o processo organizacional iniciado imediatamente, o concurso está previsto para o segundo semestre deste ano, evitando interrupções após o vencimento da validade do último edital, em junho.
“Estamos reduzindo os índices de criminalidade aos menores níveis da história do Paraná, combinando tecnologia com o trabalho humano essencial. Por isso, ampliamos o efetivo e investimos na formação dos profissionais”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Hudson Teixeira. Já o delegado-geral da PCPR, Silvio Rockembach, destacou o planejamento estratégico: “Repomos vagas abertas por aposentadorias e expandimos o quadro para melhor atender a população. Nos últimos anos, garantimos delegados em todas as comarcas e efetivo em todo o Estado. Agora, avançamos ainda mais”.
O número exato de vagas ainda não foi definido. Os aprovados formarão um cadastro de reserva com validade de dois anos, prorrogável por igual período, alinhado à reposição permanente e à expansão da corporação. A ação reflete o compromisso do governo em fortalecer a estrutura policial, unindo inovação e recursos humanos para resultados concretos na redução da criminalidade.
Comentários: