Tribuna Digital

Quinta-feira, 07 de Novembro de 2024
Surto de Doença de Newcastle no Rio Grande do Sul: Emergência sanitária e impactos econômicos

Agro

Surto de Doença de Newcastle no Rio Grande do Sul: Emergência sanitária e impactos econômicos

Barreiras sanitárias e suspensão de exportações são algumas das medidas adotadas para conter a contaminação. O Brasil, maior exportador de carnes de aves, enfrenta desafios econômicos com a crise

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Depois de 7 mil aves serem infectadas pela doença de Newcastle no Rio Grande do Sul, o governo decretou emergência sanitária animal. Para evitar uma maior contaminação, barreiras sanitárias foram instaladas, e parte das exportações de frango foram suspensas para 44 países.

O impacto desta medida é significativo, uma vez que o Brasil é o maior exportador de carnes de aves do mundo, com o Rio Grande do Sul sendo o terceiro maior produtor do país. A crise pode causar impactos econômicos substanciais. Atualmente, mais de 1 milhão de toneladas de proteína avícola são produzidas por mês, com 430 mil toneladas destinadas à exportação. A previsão é de que esse número caia para 370 mil toneladas, afetando a balança comercial.

As exportações gaúchas de carne de frango renderam US$ 630 milhões no primeiro semestre deste ano, representando 15% da produção nacional. Agora, com a suspensão das exportações, espera-se que uma maior parte da proteína avícola permaneça no mercado interno, possivelmente resultando em preços mais baixos para os consumidores brasileiros. Por outro lado, a balança comercial do país não deve sofrer impactos drásticos.

Publicidade

Leia Também:

É importante destacar que a doença de Newcastle raramente afeta humanos, e os produtores afirmam que não há motivo para deixar de consumir carne de frango. Paralelamente, as exportações brasileiras enfrentam outros desafios. Em meio ao atrito entre o presidente Lula e o presidente argentino Milei, as vendas do Brasil para a Argentina caíram 37% no primeiro semestre, resultando na menor participação argentina na balança comercial brasileira em 33 anos, representando apenas 3,5%.

Comentários:
Tribuna Digital

Publicado por:

Tribuna Digital

O site Tribuna Digital foi criado em novembro de 2015 com o intuito de levar informação de qualidade e com credibilidade para o leitor.

Saiba Mais

/Dê sua opinião

Para você, como são as universidades brasileiras?

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Tribuna Digital no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar
Tribuna Digital
Academia Sport Life
Ketri Artes - Artesanato em MDF
Mercearia Mineira
Mercearia Mineira
Academia Sport Life
Academia Sport Life

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )