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Quinta-feira, 11 de Setembro de 2025
Vítima perde R$ 6 mil em golpe do cartão retido no centro de Ivaiporã

Policial

Vítima perde R$ 6 mil em golpe do cartão retido no centro de Ivaiporã

Criminosos alteram caixa eletrônico e usam técnica de 'suporte humanizado' para enganar clientes em agência bancária

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A tranquilidade de uma agência bancária no centro de Ivaiporã foi quebrada por uma série de golpes que lesaram pelo menos duas pessoas na tarde de domingo (07). A ocorrência expôs uma nova e sofisticada tática de estelionato que, mais uma vez, utiliza a vulnerabilidade das vítimas para subtrair dinheiro e informações pessoais.

O primeiro caso envolveu uma pessoa que teve seu cartão retido em um caixa eletrônico. A situação, por si só, já é um motivo de preocupação, mas o que se seguiu foi uma armadilha cuidadosamente montada. Um indivíduo, que já estava dentro da agência, se aproximou da vítima e se ofereceu para ajudar, alegando ser um "suporte humanizado" do banco. Ele instruiu a vítima a ligar para um número 0800 diferente do oficial, que estava colado na máquina de forma fraudulenta.

Seguindo as orientações do golpista, a vítima repassou dados e senhas, transferindo um total de R$ 6 mil de sua conta corrente. A ficha só caiu ao chegar em casa, quando familiares a alertaram para a possibilidade de um golpe. Ao retornar à agência, a vítima confirmou as suspeitas e descobriu que o número 0800 utilizado não pertencia ao banco.

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O golpe se mostrou ainda mais alarmante quando a vítima revelou que seu irmão também havia sido lesado da mesma forma, tendo dois cartões retidos, um de poupança e outro de conta corrente. O golpista, que estava dentro da agência no momento das ligações, fugiu antes da chegada da polícia.

A equipe policial, acionada via Copom, orientou as vítimas a bloquearem os cartões e contas imediatamente e a procurarem a agência no dia seguinte para adotar as medidas cabíveis. O Boletim de Ocorrência foi formalizado e o caso foi encaminhado para a 54ª Delegacia de Polícia Civil de Ivaiporã para as devidas investigações. A polícia alerta para que a população jamais forneça dados pessoais, senhas ou realize transferências a pedido de terceiros, especialmente em situações de suposto "suporte" dentro de agências bancárias. A atenção a pequenos detalhes, como a verificação de números de telefone e o selo de segurança dos caixas eletrônicos, pode evitar que outras pessoas caiam nesse tipo de armadilha.

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