Tribuna Digital

Quinta-feira, 11 de Setembro de 2025
Ministro Fux vota pela absolvição de Bolsonaro

Justiça

Ministro Fux vota pela absolvição de Bolsonaro

Voto de Luiz Fux, acontece após um grande discurso sobre o direito constitucional e expõe incompetência do STF para o julgamento

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta quarta-feira (10) pela absolvição do ex-presidente Jair Bolsonaro no julgamento da trama golpista. O magistrado rejeitou as acusações feitas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente e mais sete réus, que incluem tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa armada. A pena poderia chegar a 30 anos de prisão.

Em seu voto, Fux argumentou que as ações de Bolsonaro durante seu mandato não configuram os crimes de que foi acusado, pois a PGR "adotou uma narrativa desprendida dos fatos". O ministro também mencionou que a “minuta do golpe” se tratou apenas de uma “mera cogitação” de medidas, e que não havia provas de que Bolsonaro tivesse ligação com os vândalos que depredaram as sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro.

Apesar do voto de Fux, o placar pela condenação de Bolsonaro e dos outros sete réus está 2 a 1, com os votos pela condenação proferidos pelos ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino.

Publicidade

Leia Também:

FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Comentários:
Tribuna Digital

Publicado por:

Tribuna Digital

O site Tribuna Digital foi criado em novembro de 2015 com o intuito de levar informação de qualidade e com credibilidade para o leitor.

Saiba Mais
Academia Sport Life
Academia Sport Life
Tribuna Digital
Tribuna Digital

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )