Uma intensa perseguição policial na noite de ontem e madrugada de hoje, 18 para 19 de julho de 2025, culminou na apreensão de uma motocicleta furtada, drogas e na prisão de dois indivíduos, um deles menor de idade e com histórico de tráfico. A ação, que envolveu diversas equipes da Polícia Militar, incluindo Rocam, Rotam e extra jornada, demonstrou a eficiência da corporação no combate ao crime na cidade.
O incidente começou quando uma equipe em patrulhamento pela área central de Apucarana ouviu, via rádio, que uma motocicleta sem placa e com dois ocupantes havia empreendido fuga ao avistar outra viatura nas proximidades do bairro Vila Regina. Prontamente, os agentes se deslocaram em apoio e, no bairro Texas, avistaram uma motocicleta com as características repassadas. Ao notarem a presença policial, os indivíduos novamente aceleraram e iniciaram uma perseguição tática.
O acompanhamento se estendeu por diversos bairros. Nas proximidades da Rua XV de Novembro, próximo a um pontilhão, uma equipe Rocam flagrou o garupa da moto saltando do veículo e fugindo a pé. O motociclista, por sua vez, conseguiu evadir-se pelo pontilhão, que é uma passarela de pedestres. Nesse momento, o condutor dispensou um objeto no solo, que, posteriormente, foi verificado pelos policiais e constatado ser uma porção de substância análoga a crack, pesando aproximadamente 8.1 gramas.
O garupa, um adolescente de 16 anos já conhecido por passagens por tráfico de drogas, foi alcançado pela equipe Rotam na Rua Visconde Parnaíba. Em busca pessoal, nada de ilícito foi encontrado, mas o menor confessou que a droga pertencia ao seu irmão, G.H.V., de 19 anos, que também possui passagens por tráfico e era o condutor da motocicleta.
Com a chegada de outra equipe Rocam em apoio, o menor informou que a placa da motocicleta estaria na casa de seu irmão, na Rua dos Produtores. Com a autorização da avó dos suspeitos e proprietária do imóvel, os agentes encontraram duas placas escondidas em uma cesta de bicicleta na garagem. Uma das placas, ALI9043, pertencia a uma motocicleta HONDA CG 125 Titan KS furtada em Apucarana em 14 de junho de 2025. A outra placa, de uma Honda CG 160 Fan, era utilizada pelo irmão para circular com a moto furtada.
A caçada ao condutor da motocicleta continuou por diversos bairros. Nas proximidades do bairro Orlando Bacarim, os policiais avistaram G.H.V. a pé. Ao tentar empreender nova fuga, ele foi alcançado e confessou estar pilotando a motocicleta, revelando que a havia abandonado em um matagal próximo à linha férrea após a perseguição. Ele conduziu os agentes até o local, onde o veículo foi encontrado sem placa.
G.H.V. também confessou que estava realizando a comercialização de drogas e que havia comprado a motocicleta furtada por R$ 1.500,00 de um indivíduo, sem fornecer mais detalhes. Ele admitiu ter retirado a placa original da moto e usado a outra para "passar despercebido pelos vermes".
Diante de todos os fatos, G.H.V. recebeu voz de prisão e foi algemado para evitar fuga. O menor também foi apreendido. Ambos foram encaminhados à delegacia de Polícia Civil para as providências cabíveis. A Polícia Militar ressaltou que a fuga de G.H.V. em via pública colocou em risco a vida de diversas pessoas, além de cometer inúmeras infrações de trânsito. A rápida e coordenada ação das equipes policiais foi fundamental para o sucesso da operação, demonstrando o compromisso das forças de segurança com a ordem e a lei.

Comentários: