Tribuna Digital

Segunda-feira, 16 de Marco de 2026
Extrema-esquerda vence em Portugal e direita vence eleições no Japão

Mundo

Extrema-esquerda vence em Portugal e direita vence eleições no Japão

Seguro derrota Ventura no segundo turno histórico; Takaichi consolida poder com supermaioria parlamentar

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Milhões de portugueses compareceram às urnas no domingo para escolher o novo presidente da República, em uma votação que exigiu segundo turno pela primeira vez em 40 anos, refletindo a profunda fragmentação política do país. António José Seguro, candidato do Partido Socialista, de 63 anos, emergiu vitorioso ao derrotar o conservador André Ventura por uma margem expressiva de quase 30% dos votos. Seguro conduziu uma campanha centrada em moderação e conciliação, prometendo cooperação com o governo minoritário de centro-direita e combatendo o avanço de discursos populistas que ganham espaço no cenário nacional.

Essa eleição reforça o sistema semipresidencialista português, no qual o poder executivo é compartilhado. O primeiro-ministro detém o controle das políticas públicas e da administração cotidiana, enquanto o presidente, como chefe de Estado, exerce mediação política e ganha relevância em crises — podendo dissolver o Parlamento, vetar leis ou convocar eleições legislativas. A necessidade de segundo turno sinaliza instabilidade, com o eleitorado dividido entre socialistas moderados e forças conservadoras radicais.

Quase simultaneamente, do outro lado do mundo, o Japão vivenciou um pleito igualmente decisivo. O Partido Liberal Democrata (PLD), liderado pela primeira-ministra Sanae Takaichi, conquistou dois terços dos assentos no Parlamento, assegurando supermaioria para impulsionar sua agenda. Inspirada na ex-premiê britânica Margaret Thatcher e alinhada ao ex-presidente americano Donald Trump, Takaichi prioriza reformas econômicas ousadas e fortalecimento da segurança nacional, em meio a tensões regionais na Ásia.

Publicidade

Leia Também:

Esses resultados destacam tendências globais: em Portugal, a preferência por líderes conciliadores em tempos de polarização; no Japão, o avanço de conservadorismo assertivo. Analistas preveem que Seguro busque estabilidade interna, enquanto Takaichi acelere mudanças estruturais, impactando economias e alianças internacionais.

FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Reprodução
Comentários:
Tribuna Digital

Publicado por:

Tribuna Digital

O site Tribuna Digital foi criado em novembro de 2015 com o intuito de levar informação de qualidade e com credibilidade para o leitor.

Saiba Mais
Mercearia Mineira
Mercearia Mineira
Academia Sport Life
Academia Sport Life

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )