Tribuna Digital

Terça-feira, 10 de Marco de 2026
Paraná lança CNH Social: 4 mil vagas gratuitas para habilitação

Geral

Paraná lança CNH Social: 4 mil vagas gratuitas para habilitação

Inscrições abertas até março para paranaenses de baixa renda em programa pioneiro do Detran-PR

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Governo do Paraná, por meio do Detran-PR, transformou em realidade o sonho de milhares de cidadãos de baixa renda ao abrir, nesta quinta-feira (12), as inscrições para o primeiro edital do programa CNH Social. A iniciativa oferece 4 mil vagas gratuitas na modalidade “Habilita”, abrangendo aulas teóricas e práticas, além da isenção total de taxas para exames e testes, tanto para motos (categoria A) quanto para carros (categoria B). As oportunidades estão distribuídas nos 399 municípios do estado, divididos em cinco macrorregiões: Curitiba, Guarapuava, Londrina, Maringá e Cascavel.

Podem se inscrever paranaenses com renda familiar de até três salários mínimos, residentes no estado há pelo menos 12 meses e no município escolhido, além de estarem cadastrados no CadÚnico. Exclusões incluem quem tiver habilitação suspensa ou cassada. As inscrições vão até 14 de março, exclusivamente pelo site www.cnhsocial.detran.pr.gov.br, onde está o edital completo. A lista final de aprovados sai em 31 de março.

“É um sonho se tornando realidade, principalmente para quem não tinha condições de tirar a CNH. Isso vai fazer toda a diferença para quem busca qualificação ou o primeiro emprego”, afirmou o diretor-presidente do Detran-PR, Santin Roveda. O portal, desenvolvido pela Celepar, permite acompanhar todo o processo, da matrícula às aulas, biometria, exames e emissão da CNH digital e física. Para a categoria B, a carteira já sai com a observação EAR (Exerce Atividade Remunerada), facilitando o uso para trabalho.

Publicidade

Leia Também:

O sistema distribui candidatos aleatoriamente para autoescolas e clínicas credenciadas no município de residência. Há cotas: 10% para estudantes da rede pública estadual (com critérios de renda e frequência), 10% para mulheres e 5% para pessoas com deficiência (PCDs). O programa segue as novas regras do Contran e Senatran, mas vai além: garante no mínimo 10 horas de aulas práticas (contra 2 horas exigidas), com mais 5 horas extras em caso de reprovação, priorizando a efetividade.

Autoescolas interessadas em parceria já podem se inscrever desde terça (10), via edital no site do Detran-PR. O lançamento reflete agilidade do governo em adaptar o programa às mudanças recentes em tempo recorde.

Comentários:
Tribuna Digital

Publicado por:

Tribuna Digital

O site Tribuna Digital foi criado em novembro de 2015 com o intuito de levar informação de qualidade e com credibilidade para o leitor.

Saiba Mais
Mercearia Mineira
Mercearia Mineira
Tribuna Digital
Tribuna Digital

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )